(Foto: Rafaella Zanol)
O primeiro dia da Caravana da Transformação do Governo de Mato Grosso em Canarana (823 km ao Leste de Cuiabá) terminou com 817 atendimentos, número acima da expectativa. Nesta terça-feira (08.11) foram constatados 482 casos de catarata, 33 casos de pterígio e 53 casos de necessidade de yag laser para correção de lentes.
No total, a Caravana da Transformação realizou em seu primeiro dia 3.109 procedimentos, contando todos os exames feitos por cada paciente. Todos os casos que precisam de cirurgias serão atendidos novamente a partir de quinta-feira (10.11).
Os pacientes que tiveram constatada a necessidade de cirurgia já realizaram o agendamento, com o dia e a hora em que o procedimento será realizado. Além disso, receberam todos os cuidados que antecipam a realização da intervenção. Com a orientação dos profissionais da empresa 20/20, contratada para os atendimentos, o paciente vai pra casa sabendo quais são os próximos passos.
Segundo o secretário de Estado de Governo, José Arlindo de Oliveira, que coordena a Caravana da Transformação, nesta quarta-feira os atendimentos continuam sendo apenas para o município de Canarana. Na próxima quinta-feira (10.11) os atendimentos serão abertos aos municípios vizinhos.
Para atender os outros municípios do Araguaia, o Governo de Mato Grosso conta com a parceria da Prefeitura de Canarana, já que a distância de alguns municípios impede o deslocamento diário. Por isso, quem vem de outras cidades ficará em alojamentos montados em escolas do município.
Além dos atendimentos em saúde, a Caravana da Transformação também contempla ações de cidadania, que nesta edição serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro (sábado e domingo). Nos dois dias, serão realizados serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Pescador Amador). Também serão ofertadas orientações sobre combate à violência contra a mulher, seleção para vagas de trabalho pelo Sine, entre outros benefícios.
Nos dias 11 e 12, chamados “Dias D”, a Caravana da Transformação contará com a participação do governador Pedro Taques. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual receberá demandas dos prefeitos e consórcios e buscará solução para problemas enfrentados pelos municípios do Vale do Araguaia.