A presidência do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) informou nesta terça-feira (8) que a instituição foi alvo de um atentado a bomba e de um roubo a um setor do Horto Florestal do Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade, na noite de segunda-feira (7).
De acordo com a nota enviada pela assessoria de comunicação da instituição, uma bomba foi lançada sobre um veículo de serviço no setor de compostagem do Horto, por volta das 22h15. Em seguida, o local foi invadido por cerca de 25 homens encapuzados, que renderam o segurança e roubaram uma arma, um rádio de comunicação e dois celulares. Os invasores permaneceram no local até as 3h30 desta terça-feira.
O Jardim Botânico atribui o crime a "mais uma tentativa de chantagem" contra o cumprimento, pela Justiça, da reintegração de posse de uma das casas irregularmente construídas no território da instituição.
Durante toda a segunda-feira, o local foi alvo de violentos protestos contra a tentativa de cumprimento da ordem judicial. Houve tumulto, com moradores chegando a deitar no chão para impedir a passagem dos policiais militares, que chegaram a usar bombas de efeito moral e gás de pimenta para conter os manifestantes.
Nesta terça-feira, o policiamento foi reforçado nos arredores do Jardim Botânico, em uma tentativa de evitar novas manifestações. Em 2014, uma reintegração de posse no mesmo local terminou com confusão entre policiais e moradores. Três pessoas ficaram feridas.
Fonte: G1