A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMMADRS/VG) integra parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) e o Governo do Estado para realização da terceira edição do ‘Mutirão Rural’, que será realizado no próximo sábado, dia 5, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Euraide de Paula’, no Distrito de Limpo Grande, das 8h às 16h.
Essa terceira edição disponibilizará serviços de cidadania e atendimentos específicos como nas áreas de saúde por meio de consultas médicas, odontológicas, dispensação de medicamentos e oferta de vacinas. Assim como na segunda edição, realizada em maio, haverá doação de óculos.
Além da comunidade de Limpo Grande serão beneficiadas também localidades vizinhas como as do Capão do Pequi, Capão Grande, Praia Grande e Ribeirão dos Cocais e as comunidades próximas de Nossa Senhora do Livramento.
SERVIÇOS
A secretaria de Meio Ambiente vai oferecer os seguintes serviços: recebimento de denúncias, educação ambiental, licenciamento ambiental, orientações sobre Áreas de Proteção Permanentes (APPs), distribuição de mudas e orientações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo vai ofertar o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
A Secretaria de Gestão Fazendária prestará informações sobre tributos municipais, como IPTU, ISSQN, Alvarás e outras taxas.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) levará cursos e palestras, negociação de dívidas, e ainda estará, dias antes do evento, vistoriando as localidades para sanar possíveis problemas e realizar reparos na rede de distribuição de água.
Os servidores da secretaria de Planejamento farão durante o Mutirão Rural uma pesquisa socioeconômica junto à comunidade. As informações coletadas, além de servirem de base para futuras ações do Município, serão utilizadas para composição da Lei Orçamentária Anual (LOA 2018), já que muitas demandas apontadas poderão ser transformadas em projetos e para isso precisam estar inseridas no orçamento municipal para serem executadas.