A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias consumidas por dia, ou seja, se você consome 2000 cal/dia, você poderá consumir até 200 calorias vindas do açúcar. Uma conta simples de fazer, 1g de açúcar tem 4 calorias ,1 colher de sopa cheia de açúcar terá aproximadamente 25g de açúcar = 100 calorias , conclui-se que no máximo duas colheres de sopa ao dia. Isto se você não for diabético, pois o açúcar é um veneno para eles. Quanto mais refinado for o açúcar menos minerais ele conterá.
O consumo exagerado de açúcar está relacionado com câncer e demência. Um estudo publicado em 2015 na revista Biochim Biophys Acta mostrou que a ingestão de frutose por camundongos reduziu a plasticidade sináptica do hipocampo ( cérebro), afetando o aprendizado e a memória. Outra pesquisa associa o consumo de açúcar ao câncer ,publicada no Jornal Câncer Research. Esse estudo mostra que alimentação rica em açúcares aumenta o risco de câncer de mama e metástases nos pulmões. Lorenzo Cohen ,da Universidade do Texas, apontou que substâncias no sangue associadas a esses tipos de câncer são elevadas com o consumo de açúcar.
A única fonte de açúcar recomendada por Lustig é o das frutas , pois estão presentes também as fibras e outros compostos bioativos que nosso organismo é capaz de metabolizar. Cuidado com os produtos industrializados que contêm xarope de milho em sua composição, é danoso ao nosso organismo podendo ocasionar presença de gordura no fígado (fígado gorduroso) e aumentar os triglicerídeos na corrente sanguínea. As doenças acontecem pelo consumo excessivo de açúcar independente se é refinado, cristal, demerara, mascavo, de coco ou mel, em excesso, causam danos ao nosso corpo.