Cidades

Passageiros dormem no chão após 5 voos serem cancelados no DF

Imagens mostram passageiros dormindo no chão e extensas filas em guichês depois de cinco voos da Latam serem cancelados por causa da interdição parcial de uma das pistas do aeroporto de Brasília na tarde deste domingo (25), quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve o pneu estourado. O incidente provocou revolta dos clientes da empresa aérea e bate-boca. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a situação, mas não precisou intervir. Até as 7h30 desta segunda (26), eles continuavam tentando embarcar

De acordo com a companhia aérea, oito voos atrasaram por mais de meia-hora e quatro foram desviados para Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). A empresa informou que “está prestando a assistência necessária” e que os passageiros serão acomodados em novos voos ao longo do dia.

No área de embarque do aeroporto, clientes chegaram a vaiar a companhia, reclamando de falta de informações. “Fica todo mundo no balcão sem resolver nada e não colocaram ninguém para indicar as pessoas”, disse um passageiro.

“Guichê de atendimento: apenas quatro funcionários para atender aqui mais de cem pessoas”, diz um passageiro em um vídeo que mostra filas para conseguir uma vaga em um hotel dando voltas. Entre os viajantes prejudicados, há crianças e idosos.

Alguns pegaram cadeiras das lanchonetes para esperar nas filas. “Concederam um vale-alimentação, mas a lanchonete não está mais funcionando. Então ficamos sem alimento, a hospedagem só Deus sabe se vamos ter e ainda tem que estar de voltar às 10h20”, lamentou outra passageira.

Um grupo que ia para Recife (PE) às 20h do domingo só conseguiu obter um voucher para se hospedar em hotel nas proximidades do aeroporto às 4h. No entanto, viajantes relatam que tiveram de voltar ao terminal de madrugada, porque não havia mais vagas nos hoteis.

Pneu furado
A aeronave seguia de Barra do Garças (MT) com destino a Brasília. Ela é do modelo Cessna C-98 Caravan. Dependendo do tipo, pode comportar até 14 passageiros a bordo. A FAB não soube informar quando o avião foi comprado nem se ele tem histórico de problemas semelhantes.

De acordo com Inframerica, das 18h até as 20h30, estavam previstas 57 movimentações aéreas no aeroporto – dado que inclui pousos e decolagens. Desses, 39 voos atrasaram mais de 15 minutos. Ao todo, 29 pousos e 10 decolagens foram afetados.

Segundo o grupo, a pista foi parcialmente interditada porque continuava podendo receber aviões de médio porte. A outra pista que funciona paralelamente no terminal também continuou funcionando, diz o consórcio.

Outros casos
É a segunda vez que um avião da FAB tem o pneu estourado em quatro dias. Na última quarta-feira (21), uma das duas pistas do aeroporto ficou fechada entre 12h45 e 14h. Segundo a Inframerica, ninguém se feriu. Pelo menos três carros da Base Aérea foram mobilizados para ajudar a retirar a aeronave da pista.

O avião é um modelo EMB-110 Bandeirante. Dependendo da versão do aparelho, há espaço para 15 ou 21 passageiros, com até três tripulantes. A FAB não informou quantas pessoas estavam a bordo.

Na manhã deste sábado (24), um funcionário do aeroporto filmou um vídeo que mostra um "jato" de fumaça saindo de um avião da Latam. As imagens registram que pelo menos cinco bombeiros foram mobilizados para atuar na aeronave, enquanto curiosos assistiam à situação do lado de dentro do terminal. Ninguém se feriu.O voo vinha de Guarulhos (SP) e pousou em Brasília às 10h06. De acordo com a Latam, o piloto solicitou apoio do aeroporto durante o desembarque por uma suspeita de fumaça no bagageiro.

Segundo a companhia, a suspeita não foi confirmada, e foram respeitados todos os procedimentos de segurança. De acordo com a Inframerica, não há relatórios indicando a presença da fumaça.

Ainda segundo o consórcio que administra o aeroporto, a fumaça mostrada no vídeo vinha de um incêndio no Park Way, área residencial com mansões a dois quilômetros do terminal.

Autor das imagens, o funcionário da praça de alimentação do aeroporto Fernando Fernandes negou que houvesse incêndio nas proximidades. "O avião soltou o alarme. E aí, o piloto mandou todo mundo sair às pressas. Ele chamou os bombeiros, e abriu o saguão", disse.

A Latam afirmou que os passageiros foram orientados a sair da aeronave sem os pertences em um primeiro momento. A empresa não disse quanto tempo eles demoraram para retornar ao avião.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.