Variedades

Corpo do músico do Barão Vermelho Peninha é velado no Rio

Velório Peninha (Foto: Roberto Teixeira/ EGO)

O velório de Paulo Humberto Pizziali, o Peninha – que morreu na segunda, 19, aos 66 anos –  acontece nesta quarta-feira, 21, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária da cidade. O corpo chegou de madrugada à capela 3 do Memorial e os primeiros amigos e familiares começaram a chegar pouco depois das 8h da manhã, bem como diversas coroas de flores em memória do músico. Entre elas, uma da família dele  – com os dizeres "Vivendo a vida e a música intensamente. Família Pizziali" -, e outra dos colegas de banda, com a faixa: "Valeu mano. Barão Vermelho".

Amigos lamentam perda
Amigo de Peninha há cerca de 40 anos, Jorge Soares Contesini foi o primeiro a chegar ao velório e relembrou a relação com o músico. "Quando tinha 17 anos vim ao Rio para conhecer meu pai, que eu ainda não conhecia. Ele era percussionista e pediu ao Peninha para me buscar no aeroporto. A partir dalí Peninha se tornou um segundo pai para mim. Foi ele quem me ensinou a tocar. Pegava na minha mão e mostrava como fazia. Cuidou de mim. Foi ele quem arrumou meu primeiro trabalho e tocamos juntos. Foi uma pessoa megaimportante na minha vida. Eu ia encontrá-lo em novembro no meu aniversario de 58 anos e fazer uma homenagem para ele, mas não deu tempo. Não o via há cinco anos. Queria que ele visse tudo que conquistei e sentisse orgulho, mas lamentavelmente ele veio a falecer", disse Jorge.
 

Renata Simon, fã do Barão é amiga do Peninha há mais de 30 anos, veio de São Paulo só para o velório. "A última vez que o vi foi em 2014. Vim passar férias com meu filho e o levei a um workshop de percussão da escola de música do Guto Goffi, da qual o Peninha também fazia parte. Meu filho ficou impressionado, porque na hora de ir embora ele ficou todo preocupado com a gente. Pediu para arrumarem um táxi de uma pessoa conhecida para a gente não correr riscos. Ele era assim, muito amigo e atencioso com as pessoas. Sempre com um sorriso no rosto, nunca reclamava de nada".

Pedro Franco, amigo há mais de 40 anos do grupo do Catete, também relembrou o jeito atencioso de Peninha. "Ele conhecia todo mundo então acabamos ficando amigos. Tenho dele as melhores recordações. Os anos passavam e sempre que nos reencontrávamos retomávamos a amizade como se nunca tivéssemos ficado distantes. Ele se tornou meu vizinho. Um dia minha filha ouviu ele ensaiando e falou: 'Pai, não é o Barão Vermelho? Eles estavam fazendo sucesso e ela foi até a casa dele. Peninha a recebeu com todo o carinho, tratou muito bem, deu CD, autógrafo. Ele era um cara brincalhão, carismático, amigo de verdade daqueles que não se vê muito por aí, e muito simples. Minha filha ficava impressionada de mesmo depois de se tornar uma celebridade ele ter um fusca azul. Eu ria e falava para ela que ele gostava do fuscão ué. A última vez que o vi foi no entro no início do ano".

Cremação
Após o velório, às 13h, o corpo do percussionista será cremado no mesmo local. Segundo um dos quatro filhos de Peninha, Rafael Pizziali, foi o líder do Barão Vermelho, Frejat, quem cuidou de todos os detalhes do funeral. O grupo planeja ainda uma homenagem ao percussionista.

Rafael contou também que as cinzas do pai devem ser jogadas posteriormente na praia de Itaúna, em Saquarema, atendendo a vontade que o músico manifestou ao longo da vida. O percussionista do Barão Vermelho morreu aos 66 anos vítima de uma hemorragia digestiva. Ele estava internado no Hospital da Lagoa, na Zona Sul do Rio, desde o início de setembro.

O músico deixa quatro filhos: Paulo, do casamento com a primeira mulher, Eliane Rebelo, Pedro e Rafael, do relacionamento com Ana Tereza Lima Soler, e Lucas, da relação com Andreia Couto.

Homenagem do filho
Rafael Pizziali fez uma homenagem após a morte do pai e trocou sua foto do perfil no Facebook por uma em que aparece segurando a mão de Peninha, ainda no hospital, com a legenda: "Te amo pai!".

O ex-baixista do Barão, Rodrigo Santos, também homenageou o amigo no Facebook. Ele postou uma foto de uma camisa do Flamengo com o nome de Peninha e escreveu: "Peninha , vai com Deus irmão… Vamos sentir muitas saudades. Muitas mesmo. Obrigado por ter me dado a honra de conviver com você e ter vivido muitas aventuras juntos durante 25 anos . Esse foi o meu presente de despedida . Um beijo carinhoso, Rod"

A notícia da morte foi divulgada pela ex-mulher de Peninha, Ana Tereza Lima Soler, na mesma rede social. "Queridos amigos e familiares, é com pesar que venho comunicar que o pai dos meus filhos, Paulo Humberto Pizziali, mais conhecido como Peninha Percussão, faleceu agora no Hospital da Lagoa. Peço aos meus queridos amigos do Face e de toda a minha vida que orem por ele, cada um na sua fé. Os filhos dele estão muito abalados. Peço que orem por eles também. Obrigada, boa noite", escreveu Ana Tereza. Peninha deixa quatro filhos: Paulo, Pedro, Rafael e Lucas.

Procurado pelo EGO, o cantor Frejat – que é um dos fundadores do Barão Vermelho – lamentou a perda do amigo. "Todos nós estamos muito tristes com o falecimento dele, estávamos juntos acompanhando o processo dele no hospital e torcendo pela sua melhora", disse o cantor.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um