Variedades

Familiares e amigos vão a velório de Duda Ribeiro no Rio de Janeiro

Corpo de Duda Ribeiro é velado no Teatro Café Pequeno, no Leblon, Zona Sul do Rio. Amiga se emociona ao se despedir do ator (Foto: Roberto Teixeira/ EGO)

Nesta quinta-feira, 15, amigos e familiares deram o último adeus ao ator Duda Ribeiro, de 54 anos, que morreu na quarta-feira, 14, no Hospital Adventista Silvestre, vítima de um câncer no fígado. O ator lutava contra a doença desde 2010, e já havia feito, inclusive, um transplante, em 2011. Segundo o hospital, Duda estava em processo de quimioterapia para tratamento de um tumor neuro-endócrino, que evoluiu para uma pneumonia grave e resultou em choque séptico.

O corpo de Duda chegou por volta das 7h15 da manhã ao Teatro Café Pequeno, no Leblon, Zona Sul do Rio. Do lado de fora do local, vários amigos, muito emocionados, aguardavam o caixão. A cremação está prevista para às 13h30, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária da cidade.

Nelson Alves, marido da irmã mais velha de Duda, chamada Mônica, falou ao EGO sobre a morte do cunhado. "O Duda foi internado na segunda de manhã, ele piorou muito, os rins estavam falhando, ele fez hemodiálise e estabilizou. Foi para o CTI na terça e na quarta de manhã teve um problema pulmonar seguido da septicemia, que foi a causa da morte dele. Foram sete anos lutando contra o câncer e cinco desde o transplante. Ele lutou graças a enorme vontade de viver que tinha e pelos dois filhos, que eram a razão da vida dele. A força dele impressionava todo mundo. Os filhos são muito novos e vinham acompanhando o quadro dele. Ele estava estudando o texto da próxima novela das nove da Glória Perez já. Ontem minha mulher e eu estivemos na casa dele e os textos estavam todos em cima do sofá", lamentou.

Em 2011, após rodar o filme "Assalto ao Banco Central", Duda deu uma entrevista ao EGOfalando sobre a doença e contou que havia dado apoio ao diretor do filme, Marcos Paulo, que, na ocasião do trabalho, lutava contra um câncer no esôfago.

"Disse para o Marcos que essa doença não é para você pensar no porquê, mas para quê está tendo ela. Falei que tudo na vida passa e que temos que viver o momento. O fato de eu ter conseguido concluir a filmagem e poder ter ido à pré-estreia é um exemplo de vitória, um merecimento que Deus me concedeu pra continuar meu trabalho".

Sempre com esperança
No dia 7 de setembro, Duda Ribeiro fez um post no Facebook falando sobre a vida: "A vida nas mãos do Criador. Não se iluda, ela não será controlada por você. Por isso, tente, uma vez só, deixar que ela flua como Ele quer". O ator deixa dois filhos, Júlia, de 16 anos, e Felipe, de 14, do relacionamento com a dentista Patricia Iorio.

Na web, amigos do artista lamentaram sua morte. A escritora Thalita Rebouças fez um post em seu perfil no Instagram: "O Duda se foi. Lutou e trabalhou até o fim, foi bonito de ver. Um dos trabalhos foi o seu Onofre, pai da Ritinha, na montagem teatral de 'Tudo por um Pop Star'. Uma honra para mim. Era uma luz. Sempre bom estar perto dele. E deixou um grande ensinamento: menos mimimi e mais vida, por favor. Vá em paz, Duda. Todo mundo aqui tá te aplaudindo de pé. Hoje e sempre".

A jornalista Ana Paula Araújo também comentou a morte do ator ao ver o post de Thalita: "Triste demais… O Duda deixa uma lição de alegria, amor à vida, ao trabalho, aos amigos. Uma pessoa rara. Viverá pra sempre em nossos corações".

Procurado pelo EGO, Paulo Betti falou sobre a morte do ator: "Lamento muito, foi um guerreiro, um cara que lutou muito". Emocionada, Letícia Spiller também conversou com a reportagem sobre a perda do amigo de longa data. Ela conheceu Duda através do ex-marido, Marcello Novaes, que cursou com ele O Tablado, tradicional escola de artes dramáticas localizada no Rio.

"O Duda, para mim, é uma lição de vida. Ele lidou com tudo isso sempre com bom humor, alegria, com aceitação. Ele é uma pessoa muito especial para mim. Ele e Marcello são muito amigos, convivemos muito. Acho que, no decorrer da doença, ele se iluminou ainda mais. Sempre nos passava um aprendizado, uma iluminação mesmo. A única certeza da vida é a morte, então temos que lidar com isso da melhor forma possível. Ele era um exemplo de fé, de amor, de viver com alegria".

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Variedades

BBB: Yuri pede Natália em namoro

  Yuri vai direto ao assunto: "Você quer namorar comigo?". A sister espantada questiona: "Sério?". O veterano continua: "Te perguntei!
Variedades

Tristeza faz Zeca Pagodinho cancelar a festa de seus 54 anos

  Em entrevista ao jornal O Dia, Zeca deixou de lado a faceta de boêmio e brincalhão, e mostrou-se um