Cidades

Nível do Rio Doce cai e chega a 3 cm em Colatina, ES

O nível de água do Rio Doce caiu em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, e chegou à marca de três centímetros. Essa medição é da Agência Nacional da Águas, no ponto onde é feito o monitoramento oficial do rio.

Nessa época do ano, o Rio Doce deveria atingir um metro. A falta de chuvas e de água vinda dos afluentes podem explicar o problema da seca no Rio Doce.

Os bancos de areia que tomaram conta da paisagem do rio em Colatina são reflexos da pior seca dos últmos anos.
O baixo volume assusta quem passa na Avenida Beira Rio. O lavrador Anael Barbosa dos Santos disse que nunca viu o rio com tão pouca água.

"Nunca vi o Rio Doce tão seco assim, foi a primeira vez essa época que estamos passando agora", lamentou.

A dona de casa Marciana Maximo Lino contou que está preocupada com o que vê. "Está muito seco. Se bobear, daqui uns tempos não teremos mais água nem pra beber, nem para usar. Só o poder de Deus pra ajudar a mandar chuva e termos o Rio Doce cheio de novo", disse.
O Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), órgão responsável pelo abastecimento de água em Colatina, explicou que a vazão do Rio Doce é de 135 mil litros por segundo.

Menos de 1% dessa água é captada para abastecer a cidade. A dificuldade, segundo o Sanear, é chegar até ela, por causa dos bancos de areia. Para resolver o problema, o órgão faz valas ao longo do rio.

Abastecimento
Por enquanto não há previsão para faltar água, mas a orientação para os moradores é economizar. "Você passa constantemente na cidade, e vê gente lavando calçada, carro e molhando o jardim. Então é um momento de isso não acontecer mais. Se perpetuar essa crise, provavelmente vai nos trazer mais dificuldade", afirmou o diretor do Sanear, Antonio Demoner.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.