Os serviços de energia elétrica continuaram no topo da lista de reclamações de consumidores em julho. O Procon-MT registrou 378 atendimentos de clientes insatisfeitos com o setor; número que equivale a quase a metade das reclamações no setor de serviços essenciais, que também inclui água e esgoto, que teve 329 registros, e telefonia celular, com 162. Esse grupo somou 967 ocorrências no mês passado.
Em segundo lugar está o grupo de assuntos financeiros, com 387 reclamações- 123 procedimentos para a categoria banco comercial, 77 para cartão de crédito e 64 para cartão de loja.
Produtos ocupam o terceiro lugar do ranking, com 251 atendimentos: 44 para a categoria telefone (convencional, celular, interfone, etc.), 26 para acessório para vestuário (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc.) e 18 para geladeira e freezer.
Já o setor serviços privados, com 241 registros, está na quarta posição. Os serviços de TV por assinatura foram que liderou neste grupo com 87 reclamações; o de escolas (pré, 1º, e 2º graus e ensino superior teve 38, e de estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.), ficou com 18 ocorrências.
Com 28 reclamações, o setor alimentos está em quinto lugar, seguido pelo setor saúde, com 26 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria habitação, que teve 23 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Várzea Grande Shopping.
Online
Segundo o Procon-MT, foram registrados 2.616 atendimentos em julho. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.923 e pelo atendimento online no site do consumidor houve 693 reclamações.
Nesse canal de serviços, a categoria de telecomunicações liderou o ranking, com 336 registros; em segundo lugar estão os serviços financeiros, com 190 reclamações; e em terceiro, produtos de Telefonia e Informática, com 81 registros. Em quarto lugar está produtos eletrodomésticos e eletrônicos com 32 registros.