Economia

Empresas têm até 30 de novembro para pagar primeira parcela do 13º

O 13º salário é uma importante bonificação aos trabalhadores desde que foi implantado no governo do ex-presidente João Goulart na década de 1960. É um abono para quem trabalhou durante todo o ano. Se um trabalhador está executando suas atividades em um período inferior a 12 meses, ele receberá o seu abono com o valor proporcional ao período que foi trabalhado.

Geralmente o pagamento do 13º é feito em duas parcelas. A primeira parte, de 50% do total a ser depositado, deve ser paga até o dia 30 de novembro, de acordo com as leis trabalhistas. Assim como a primeira, a segunda parcela também possui data limite para o depósito que é até o dia 20 de dezembro. Os pagamentos devem ser devidamente depositados e mencionados no contra cheque do trabalhador.

Já para os aposentados e pensionistas, o presidente interino Michel Temer informou que o pagamento da primeira parcela do 13º dos aposentados do INSS será feito a partir de amanhã (23). Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.

No ano passado, porém, em meio ao ritmo fraco da economia e a consequente queda da arrecadação, o governo, ainda sob o comando da presidente afastada Dilma Rousseff, só fez o pagamento da primeira parcela em setembro.

Antes dessa decisão, o governo havia anunciado que o pagamento do 13º salário daquele ano seria feito todo em novembro. Mas foi obrigado a recuar diante de protestos – o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a fazer a antecipação.

Cálculo

O cálculo do valor do 13º salário com base na renda de cada mês trabalhado ou 15 dias de um mês (que já computa para o pagamento). O valor é submetê-lo a fração 1/12. Se no mês você recebeu, além do seu salário, horas extras ou algum tipo de adicional, os mesmos devem ser considerados para efeito de cálculo.

O valor de sua remuneração então é divido por 12. O resultado encontrado deverá ser multiplicado pelo numero de meses trabalhados, e o resultado é o valor que o trabalhador deverá receber.

Se você trabalhou 12 meses deverá multiplicar o valor de sua remuneração por esse número, mas se trabalhou, por exemplo, somente 10 meses, a multiplicação deve ser feita por 10.

Por outro lado, quem recebe remuneração variável ou salário não fixo, o cálculo deve ser realizado pela média da remuneração recebida para saber quanto terá direito de receber.

Se houver demissão sem justa causa ou o trabalhador tiver pedido demissão, ele irá receber na hora do pagamento por tempo de serviço, o valor será proporcional e o mesmo constará em sua TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26