Economia

´Inflação do aluguel` perde força em agosto e acumula alta de 6% no ano

O preço dos alugueis subiu em ritmo menor na segunda semana de agosto. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, ficou em 0,09%, depois de subir 0,32% no mesmo período de julho. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano, o IGP-M acumula alta de 6,19% e, em 12 meses, de 11,43%.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), também conhecido como inflação do atacado, recuou 0,01% na segunda prévia do mês, depois de avançar 0,15% no mesmo período de julho. A maior contribuição partiu do subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 3,17% para 0,30%.

Com peso menor no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), chamado de inflação do varejo, registrou variação de 0,35% na segunda prévia de agosto, ante 0,29% no mesmo período do mês anterior. Metade das classes de despesa componentes do índice mostrou avanço em suas taxas de variação, com destaque para o grupo de preços relativos a transportes (de -0,21% para 0,26%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem o menor peso entre os sub-índices, desacelerou de 1,46% na segunda prévia de julho para 0,19% na mesma apuração de agosto. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou queda de 0,05%. No mês anterior, a taxa foi de 0,12%.

Fonte G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26