Foi instalada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Agronegócio, uma bancada formada por deputados com negócios de produção ou ligados a empresários do ramo. Quinze deputados participaram da primeira reunião do grupo de seis políticos eleitos coordenado pelo deputado Zeca Viana (PDT), na quarta-feira (15).
O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, esteve presente no encontro e parabenizou pela criação da frente. “Esta frente será um palco de debates no lugar correto onde as discussões devem acontecer”, disse, agradecendo ainda o setor da agropecuária por estar contribuindo com o Estado neste momento de crise.
Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), deixou clara a insatisfação dos produtores com o novo Fethab e cobrou que a Assembleia Legislativa também busque fazer com que todos os demais segmentos deem sua contribuição para o Estado.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, a FP do Agronegócio será um importante fórum para discutir os problemas e as soluções para a agropecuária do estado.
“Mato Grosso tem grande produção de diversas culturas e acreditamos que esta Casa deve fortalecer o debate sobre o setor. Estamos confiantes no trabalho da Frente Parlamentar, vamos participar das reuniões e dar suporte aos projetos”, disse.
O presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB), participou da reunião e demonstrou apoio ao setor. Maluf pontuou que a frente foi criada também para dar suporte às políticas públicas que garantam avanços para a agricultura e a pecuária mato-grossense.
Atualmente, a frente conta com seis deputados: Zeca Viana (presidente), Dilmar Dal' Bosco (vice-presidente), José Domingos Fraga (PSD), Oscar Bezerra (PSB), Saturnino Massom (PSDB) e Pedro Satélite (PSD).