O setor do varejo voltou a crescer em Mato Grosso após quase um ano de quedas consecutivas. Dados divulgados hoje (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostram uma recuperação de 1,3% em abril de 2016 com ao menor anterior. No entanto, em relação a abril do ano passado, o recuo é de 5,1%.
O índice de volume de vendas fechou abril na casa de 95 pontos. Em março, o índice ficou em 96,3 pontos. A receita nominal do setor voltou a apresentar boa variação e quase dobrou na passagem de março (3,8 pontos) para abril (7,4 pontos). É o melhor resultado para receita no ano em Mato Grosso, que fechou o primeiro quadrimestre com acumulado de 4,4 pontos.
A variação positiva de abril mostra uma leve resposta do varejo aos resultados retração que vinha sendo registrados desde ao menos julho do ano passado, com retrações mensais acima de 4%, até mesmo nas datas comemorativas como Dia das Mães, das Crianças e o Natal, que tiveram recuo em torno de 3,5%.
As vendas do comércio ampliado, que inclui veículos, também mostrou desaceleração nas quedas. Em março fora registrada a média de 12,8% e em abril de 5,4%.
No País, o setor também mostrou reversão dos dados com crescimento de 0,5% nas vendas e de 1,2% na receita nominal, ambas em comparação a março.