O Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa) decidiu voltar a realizar a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de qualquer finalidade, para as atividades de suinocultura e piscicultura. A decisão veio após um pedido da administração do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) para que o transporte de suínos no estado voltasse a funcionar normalmente.
A emissão da GTA estava suspensa desde o dia 6 de junho, por conta da greve dos fiscais estaduais do setor. Os Suinocultores mato-grossenses estavam sendo prejudicados pela paralisação, já que o transporte de suínos estava suspenso pela não emissão das guias.
O atendimento será realizado nas Unidades Regionais de Supervisão (URS), localizadas em Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Félix do Araguaia e Sinop.
Para a emissão de GTA será necessário que o produtor entre em contato com a URS e solicite a emissão do documento. O atendimento será repassado para a Unidade Local de Execução (ULE) do município sede da URS. As GTAs para suínos e animais aquáticos serão emitidas com validade máxima até 20 de junho, sem a necessidade de vistoria. Para GTA com validade superior a 20 de junho será realizada vistoria prévia do rebanho suíno.
Estão mantidas as atividades que envolvam as barreiras sanitárias internacionais e aquelas ligadas aos postos fiscais. Também tem continuidade os serviços de atendimento a eventos agropecuários solicitados até 03/06/2016, com recepção, fiscalização e desdobramento das GTAs; atividades técnicas com ordem de serviços já emitidas anteriormente a 03/06; recebimento de notificação de suspeita de ocorrência de praga e doença em animal e/ou vegetal, pelos gerentes regionais e atendimento às notificações de suspeitas de ocorrência de pragas e doenças em animais e/ou vegetais.
No mesmo documento encaminhado para os sindicatos foram solicitadas a realização do Cadastramento de Produtores no Sistema Módulo Produtor e a Emissão de GTA para trânsito de Bovinos. A administração do Indea aguarda posicionamento sobre essas solicitações.
Com Assessoria