No inicio da noite desta quinta-feira (2), 15 crianças internadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) foram transferidas para a nova ala pediátrica da unidade hospitalar, a Unidade de Terapia Intensiva. As crianças, de três meses a cerca de 12 anos, ocupavam a antiga ala verde do PS. Inaugurada no dia 11 de maio pelo prefeito Mauro Mendes, a unidade é a maior e mais completa de todo o Estado.
De alta complexidade, a nova ala pediátrica tem 1.234 m2, possui 40 leitos, sendo 10 deles destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI são cinco leitos e, na enfermaria, 25.
Além de equipamentos modernos, a nova unidade, junto com o Hospital Municipal São Benedito, inaugura um novo conceito no acolhimento e cuidados com os pacientes que inclui uma comunicação visual moderna e todo o trabalho de ambientação e humanização do espaço.
A unidade possui ainda espaços especiais como uma brinquedoteca, área para atividades culturais destinada às crianças de 0 a 4 anos, lactário e local de convivência para os pais. Todos os ambientes seguem o padrão dos melhores hospitais do país.
Desde que foi inaugurada, a ala vinha recebendo os últimos ajustes para receber as crianças com total segurança. Além da capacitação dos profissionais que nela vão atuar, foi necessário realizar ajustes e checagem dos complexos equipamentos.
A secretária adjunta de Planejamento e Operação, Iracema Maria Cardoso de Queiroz, informou que a próxima etapa é a transferência dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), classificados como urgência e emergência. “Nossa expectativa é de isso aconteça na próxima semana. Como se trata de uma unidade bastante complexa precisamos ter todo esse cuidado”.
Com a transferência das crianças, o local antes ocupado por elas, foi lacrado. Nesta sexta-feira a ala passará por desinfecção, e na próxima semana será preparada para outra atividade, provavelmente, a UTI adulto e outras reformas já previstas na unidade.
As crianças transferidas ontem são os casos clínicos e de tratamento cirúrgico.
Muitos profissionais da unidade hospitalar foram mobilizados na transferência acompanhada pela diretora superintendente da unidade, Karla Lorena dos Santos, pelo diretor técnico, Alexandre Kohlhasse Martins, e pelas coordenadoras Administrativa, Sonia Araújo Amorim , Técnica, Simone Rocha, pela pediatra Margareth Mendonça, enfermeiras e técnicos de enfermagem, TI, e outros.
A equipe completa de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem já acompanham as crianças.
Nesta quinta-feira estavam internadas no HPSMC cerca de 20 crianças na enfermaria e UTI.