Entre Aspas

Ala pediátrica do Pronto Socorro de Ciabá finalmente entra em fu

No inicio da noite desta quinta-feira (2), 15 crianças internadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) foram transferidas para a nova ala pediátrica da unidade hospitalar, a Unidade de Terapia Intensiva. As crianças, de três meses a cerca de 12 anos, ocupavam a antiga ala verde do PS. Inaugurada no dia 11 de maio pelo prefeito Mauro Mendes, a unidade é a maior e mais completa de todo o Estado.

De alta complexidade, a nova ala pediátrica tem 1.234 m2, possui 40 leitos, sendo 10 deles destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI são cinco leitos e, na enfermaria, 25.

Além de equipamentos modernos, a nova unidade, junto com o Hospital Municipal São Benedito, inaugura um novo conceito no acolhimento e cuidados com os pacientes que inclui uma comunicação visual moderna e todo o trabalho de ambientação e humanização do espaço.

A unidade possui ainda espaços especiais como uma brinquedoteca, área para atividades culturais destinada às crianças de 0 a 4 anos, lactário e local de convivência para os pais. Todos os ambientes seguem o padrão dos melhores hospitais do país.

Desde que foi inaugurada, a ala vinha recebendo os últimos ajustes para receber as crianças com total segurança. Além da capacitação dos profissionais que nela vão atuar, foi necessário realizar ajustes e checagem  dos complexos equipamentos.

A secretária adjunta de Planejamento e Operação, Iracema Maria Cardoso de Queiroz, informou que a próxima etapa é a transferência dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), classificados como urgência e emergência. “Nossa expectativa é de isso aconteça na próxima semana. Como se trata de uma unidade bastante complexa precisamos ter todo esse cuidado”.

Com a transferência das crianças, o local antes ocupado por elas, foi lacrado. Nesta sexta-feira a ala passará por desinfecção, e na próxima semana será preparada para outra atividade, provavelmente, a UTI adulto e outras reformas já previstas na unidade.

As crianças transferidas ontem são os casos clínicos e de tratamento cirúrgico.

Muitos profissionais da unidade hospitalar foram mobilizados na transferência acompanhada pela diretora superintendente da unidade, Karla Lorena dos Santos, pelo diretor técnico, Alexandre Kohlhasse Martins, e pelas coordenadoras Administrativa, Sonia Araújo Amorim , Técnica, Simone Rocha, pela pediatra Margareth Mendonça, enfermeiras e técnicos de enfermagem, TI, e outros.

A equipe completa de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem já acompanham as crianças.

Nesta quinta-feira estavam internadas no HPSMC cerca de 20 crianças na enfermaria e UTI.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO