'Estava no melhor momento da vida dele e acontece uma tragédia dessa'. O desabafo é de Edson Panseri, pai do cantor Renan Ribeiro, ex-participante do The Voice Brasil, de 26 anos, que morreu após um acidente em Mogi Mirim (SP) na noite de domingo (29). O corpo do sertanejo, que era filho único, foi enterrado no Cemitério Municipal de Conchal (SP), nesta segunda-feira (30).
Durante o velório, Panseri falou do choque da morte repentina do filho, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo. "O Renan era o melhor filho do mundo. Tive sorte dele ser bom, obediente e bondoso. Filho, parceiro, companheiro. Um filho é tudo o que um pai tem na vida e ele era tudo. A gente sente muito. Ele começou aos 8 anos e se espalhava muito no Cristiano Araújo, tinha medo que acontecesse algo com ele, como aconteceu com Cristiano", lembrou emocionado.
Velório e enterro
O corpo do cantor Renan Ribeiro chegou ao Velório Municipal de Conchal (SP) na tarde desta segunda-feira (30), por volta das 14h40 e o velório foi aberto ao público às 15h15. O enterro estava previsto para às 17h, no Cemitério Municipal, mas atrasou 40 minutos por conta da chuva e da grande quantidade de pessoas que queriam se despedir do cantor.
Cerca de 2 mil pessoas, entre parentes, amigos e fãs se reuniram no local para acompanhar a cerimônia, segundo a Guarda Municipal. Veja galeria de fotos do velório e do enterro.
Durante o enterro, a música "Estrada da Vida" de Milionário e José Rico foi cantada pelos presentes, que encerraram o sepultamento com aplausos.
A Prefeitura de Conchal decretou luto oficial nesta segunda-feira pela morte do cantor. Uma faixa da Rua do Cemitério foi fechada e a Guarda Civil orienta o trânsito no local.
'Choque muito grande'
O empresário e amigo de infância do cantor, Ênio Roberto Silvério, falou ao G1 sobre a perda de Renan. "Um choque muito grande não só para a gente que trabalhava com ele diariamente, mas para toda a família. Uma vida toda pela frente, estava trabalhando muito, estava curtindo essa fama que estava iniciando", lamentou.
Segundo o empresário, com o aumento do número de shows e distâncias de viagens, foi contratado o assessor André para acompanhá-lo. "A gente vinha tomando todos os cuidados possíveis para que ele não pudesse dirigir cansado. Ontem, por uma fatalidade, o assessor não pode acompanhar porque a filha dele estava com febre, e ele resolveu ir sozinho, até sem me avisar, porque eu não teria concordado em ele ir sozinho", disse. No dia 3 e 4 de junho, Renan se apresentaria com MC Guimê, em Conchal. "Acredito que os produtores devem pensar em alguma homenagem nesse dia", concluiu Silvério.
Zigue-zague
Antes do acidente, o cantor dirigia em zigue-zague, segundo o motorista da carreta que atingiu o carro. Fotos feitas na delegacia mostram o interior do veículo do cantor, que ficou destruído. A perícia ainda vai confirmar a versão do motorista e o que pode ter causado o acidente.
O cantor lançaria nesta segunda (30) uma nova versão da música “Gatinha Manhosa”, sucesso de Erasmo Carlos na voz de Leo Jaime nos anos 80. A música era aposta do sertanejo para o ano. Ele participou da última etapa do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo.
Motorista detalha acidente
Em entrevista ao G1, o motorista da carreta, que não quis se identificar, contou que o carro do cantor vinha na contramão, na Rodovia João Tozella (SP-147), e que piscou diversas vezes com o farol alto.
"Eu estava descendo a rodovia, aí ele veio na contramão, fazendo zigue-zague na pista, trocando de faixa. Aí de repente ele ficou de frente com a carreta. Quando eu vi que ele estava se aproximando muito rápido, tentei desviar, aí pegou na lateral", conta.
Renan Ribeiro também tentou desviar do acidente e saiu para o mesmo lado do acostamento que o motorista da carreta, o que causou a batida.
O motorista afirmou ainda que trabalha há 32 anos na área e que ainda não havia se envolvido em um acidente desse tipo. "Nunca aconteceu algo assim. A gente fica chateado, eu vi a mãe dele chegar. Apesar de a gente não ter culpa, choca muito, eu também sou pai", lamenta.
Despedida
O produtor e amigo do cantor, André Ricardo Nantes, disse que Renan, que era fã de Cristiano Araújo, "não queria acabar como o ídolo".
No Instagram oficial de Renan, a última postagem é um vídeo com um trecho do show realizado pelo cantor na sexta-feira (27), em Leme (SP). Na postagem, ele agradece ao público pelo carinho em seu último show: "Obrigado a toda galera que compareceu no #sinhôbarriga em Leme-SP vibe top demais!!"
No Instagram do fã clube "Teu Sorriso Renan Ribeiro", foram postadas fotos em homenagem ao cantor. Nas mensagens, as fãs lamentam o acidente e dizem não acreditar na morte de Renan.
Logo cedo, artistas lamentaram a morte do cantor. Em uma de suas postagens na internet, César Menotti pediu conforto à família do jovem: "Meu Deus, nem dá pra acreditar. Que Deus conforte a família do Renan Ribeiro, esse irmão de estrada que infelizmente perdeu a vida em um acidente de carro. #renanribeiro"
Carreira
Natural de Araras, Renan Ribeiro morava com a família em Conchal, onde começou a cantar ainda criança, aos oito anos. Nessa época, ele cantava com o pai na dupla Edy e Renan e, após 12 anos, lançou a carreira solo.
Em 2015, o estudante de administração participou do 'The Voice Brasil' e, em sua primeira apresentação, foi a sensação da noite, conseguindo a atenção dos quatro jurados.
Integrante da equipe de Michel Teló, ele permaneceu no programa até a semifinal e, durante a competição, deu entrevistas ao G1 sobre sua história e o amor pela música. “Nunca se sabe o que vai acontecer, nós precisamos trabalhar e dar o nosso melhor da gente no programa, na música e na vida inteira”, disse ele.
Com grandes parcerias no currículo, o músico já tinha dois CDs gravados e estava com uma turnê marcada para o Nordeste, onde se apresentaria no começo de novembro.
Fonte: G1