A Receita Federal começa a receber nesta segunda-feira (2), a partir das 8h, as declarações de Imposto de Renda (IR) dos contribuintes que perderam o prazo oficial para entregar o documento até as 23h59 de sexta-feira (29). Também começou a serem recebidas nesta segunda, às declarações retificadoras, de pessoas que enviaram o documento, mas precisaram fazer alguma correção.
Quem estava obrigado a apresentar a declaração e deixou de fazê-lo deve se preparar para mandar o documento à Receita o quanto antes, pois a multa é calculada conforme o tempo de atraso. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.
Quem perdeu o prazo tem 30 dias para fazer o pagamento da multa mínima, assim que enviar o documento. Caso os valores sejam mais altos, é possível procurar uma unidade da Receita para efetuar o parcelamento, informou o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir.
A Receita Federal recebeu 27.960.663 declarações de Imposto de Renda, segundo balanço divulgado na madrugada deste sábado (30). A estimativa é que 239 mil contribuintes tenham perdido o prazo para entregar do documento, pois a Receita esperava receber 28,2 milhões de declarações.
Das quase 28 milhões de declarações, 102.383 foram enviadas por dispositivos móveis. Mesmo antes do término do prazo, a Receita Federal informou que 716 mil declarações já estavam retiradas na malha fina do IR devido a inconsistências das informações prestadas.