O aplicativo “Onde voto?”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para ajudar o eleitor a localizar seu local de votação, teve 20 mil acessos e 11 mil download nas Eleições 2014, ano em que foi implantado. O uso da ferramenta se mostrou tão eficaz que o Tribunal Superior Eleitoral solicitou ao TRE-MT que crie e disponibilize uma versão do aplicativo para uso nacional nas eleições deste ano.
O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-MT. Os trabalhos foram liderados pelo servidor Jorge Luis Bublitz. Trata-se de um mobile (App) para Android que pode ser baixado gratuitamente pela “Play Store” e que permite ao eleitor obter informações sobre o local de votação, seção e endereço. Para acessar os dados, basta digitar o número da inscrição eleitoral. Além disso, o aplicativo traça uma rota do ponto onde se encontra o eleitor no momento da consulta até o local de votação.
O secretário de tecnologia da informação do TRE-MT, Ailton Lopes, destaca a importância de compartilhar com outros tribunais regionais eleitorais produtos tecnológicos bem-sucedidas. “Os usuários/eleitores do “Onde voto?” avaliaram o aplicativo em 4 estrelas, no total de 5. As avaliações “negativas” foram feitas por usuários de outros Estados, que tentaram usar o aplicativo sem sucesso. Eles precisavam da informação e agora isso será possível, pois iremos criar, disponibilizar o aplicativo para os demais TREs”.
Além do TRE-MT, os tribunais eleitorais do Acre, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Tocantins criaram, em eleições anteriores, aplicativos de sucesso, os quais também serão disponibilizados para os outros tribunais.
Essa ação faz parte do Projeto JEMobile, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral e que entre seus objetivos prevê o compartilhamento entre os tribunais, de experiências tecnológicas eficazes e úteis aos eleitores.
O TSE demonstra reconhecimento a todas inovações na área da tecnologia que contribuem para o fortalecimento da Justiça Eleitoral, no que se refere ao acesso e transparência das informações. Estamos orgulhosos do aplicativo “Onde voto?” por ter sido selecionado no Projeto JEMobile”, ressaltou Ailto Lopes.