Cidades

Mato Grosso ganha novo mapa turístico

Após dados levantados junto às prefeituras e definidos em oficinas, Mato Grosso ganha um novo mapa turístico. Pelos dados, o Estado passa a contar com 77 municípios turísticos divididos em 14 regiões. Os dados serão encaminhados ao Ministério do Turismo e passarão a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

O novo mapa turístico do Estado ficou dividido nas seguintes regiões turísticas: Cristalino, Portal da Amazônia, Vale do Juruena, Portal do Agronegócio, Nascentes, Vale do Guaporé, Águas do Vale do Cabaçal, Pantanal Mato-Grossense, Nascentes do Rio Cuiabá, Metropolitana, Vale do São Lourenço, Ipês e das Águas, Domo de Araguainha e Portal do Araguaia.

A última atualização tinha ocorrido em 2013.  Para o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luiz Carlos Nigro, essa nova configuração ajudará o Estado e os municípios a definirem melhor as políticas públicas e os investimentos necessários no setor, “Com esse novo mapa teremos um norte para nos guiar na hora de traçarmos as políticas públicas voltadas ao setor”.

Para participar dessa nova composição do mapa, composição o município deve possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação orçamentária para o setor e assinar um termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo se comprometendo em realizar as ações necessárias de forma espontânea.

Os municípios também precisam possuir características similares e/ou complementares e aspectos que os identifiquem enquanto região, ou seja, que tenham uma identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica em comum, devem ser limítrofes e/ou localizados nas proximidades e ter sua composição apresentada no Fórum ou Conselho Estadual de Turismo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.