Os quatro hospitais filantrópicos de Cuiabá (Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Câncer de Mato Grosso e Hospital Geral Universitário), retomaram neste sábado (16), o atendimento de internações que haviam sidos suspensos na tarde desta sexta-feira (15).
A retomada nas internações foi anunciada pela Presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSMT), Elisabeth Meurer, após um acordo feito com o secretário Estadual de Saúde, Eduardo Bermudez que se comprometeu em fazer o pagamento das duas parcelas e aberto, referente ás competências de janeiro e fevereiro de 2016, na segunda-feira (18). A parcela do mês de março, só será paga no dia 30 de abril. Divida chega já chega a R$ 4,941 milhões.
"O secretário se comprometeu em regularizar os pagamentos dos próximos meses e devido a isso, os hospitais decidiram retomar as atividades em suas UTI's, a partir das 13h de hoje", declara Elizabeth.
Dados gerais
Hoje, os hospitais filantrópicos dão suporte ao Estado com a contratualização de 40 leitos de UTI Geral Adulto, 8 leitos de UTI Coronariana, 10 leitos de UTI Pediátrica e 45 leitos de UTI Neonatal. Desse número são um total de 103 leitos, ou seja mais de 80% disponibilizados a rede pública.