A partir do dia 30 de abril começa a campanha de imunização contra o vírus da gripe H1N1, em Mato Grosso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), quase 700 mil pessoas incluídas no chamado grupos prioritárias (idosos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, profissionais da saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com co-morbidades) deverão ser vacinadas.
Até o momento, o Estado já recebeu 25% do total para o cumprimento da meta de imunização nas 16 áreas regionais do estado. As vacinas foram tetravalentes providas pelo Ministério da Saúde e o restante deverá ser remetido pelo governo federal até o dia do início da campanha. Segundo a SES, a distribuição será feita de forma que cada município já detenha ao menos 45% das doses necessárias para atingir sua meta de vacinação.
O inicio da campanha, foi estabelecido como Dia D de Vacinação e vai do dia 30 de abril a 20 de maio. O primeiro lote da vacina foi distribuído de forma que os municípios tivessem pelo menos 25% do suficiente para as respectivas metas. As pessoas que se enquadram no grupo prioritário devem procurar um posto de vacinação do estado, com documentos pessoais e carteira de vacinação.
Em Mato Grosso, três óbitos já foram confirmados pela SES, em decorrência de síndrome respiratória aguda grave, causada pelo vírus H1N1. Pelo menos 9 casos ainda estão em investigação.