Escola municipal Professora Silva Regina Schiavon Marasca (Foto: G1)
Alunos, professores e funcionários da escola municipal Professora Silva Regina Schiavon Marasca, em Itanhaém, no litoral de São Paulo, sentiram a unidade escolar tremer na manhã desta terça-feira (5). Após os tremores, os alunos tiveram aulas no pátio da escola. No fim da tarde, a unidade foi interditada e as aulas foram suspensas até sexta-feira (8).
De acordo com informações de pais e mães de alunos, os estudantes sentiram o chão tremer por volta das 10h desta terça-feira, em três classes da escola. Os estudantes foram levados para o pátio da escola, onde foram realizadas as aulas. Engenheiros da Secretaria de Obras e da Defesa Civil foram até a escola para verificar a situação.
"Eu estava levando meu filho para a escola e uma mãe parou e me avisou. Eu fui lá e meu filho ficou para a aula, mas ficamos preocupados. Ele foi liberado mais cedo. A gente não sabe se é o caminhão que passa por ali, mas se fosse isso, já teria acontecido mais vezes. Os pais e o diretor estavam preocupados. Disseram que na segunda-feira retomam as aulas, mas só se tiver uma coisa certa. Não vou colocar meu filho lá. Que segurança esse local traz pra gente?", disse a mãe de um aluno de 9 anos, que não quer ser identificada.
Segundo ela, a escola já teve problemas estruturais em 2014, quando foram encontradas rachaduras nas paredes e a unidade precisou ser interditada. De acordo com ela, na época, engenheiros avaliaram a construção, foram feitos reparos e as aulas voltaram a acontecer novamente. Nesta semana, o filho dela contou que sentiu tremores durante a aula por duas vezes. Nesta terça-feira, foi registrado o terceiro tremor.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém disse que, após relatos de funcionários, acionou nesta terça-feira (5), os técnicos da Secretaria de Obras e da Defesa Civil para verificar a situação da Escola Municipal Professora Silva Regina Schiavon Marasca, no Centro. Após vistoria preliminar realizada no local, foi definida a suspensão das aulas até sexta-feira (8), como medida de segurança para funcionários e alunos.
Ainda segundo a Prefeitura de Itanhaém, a previsão é de que até o final da semana seja concluído um laudo técnico sobre as condições estruturais da edificação. A Prefeitura já está em tratativas para adequação de um novo espaço para atendimento dos alunos até a solução do problema. As aulas suspensas serão repostas.
Fonte: G1