Economia

Gestão administrativa e de qualidade nas serventias

Nos últimos anos, a abrangência dos sistemas, modelos e metodologias de gestão tem se tornado cada vez mais presente nas serventias brasileiras –  cartórios – sejam elas de grande ou pequeno porte, o fato é que a busca pela excelência no atendimento e nos serviços prestados à comunidade e os novos cenários em gestão de pessoas e da qualidade são fatores de alavancagem, implicando diretamente no serviço final prestado à comunidade.

A participação das entidades diretamente ligadas as serventias, servem de apoio e incentivo a adoção dessa nova proposta tendo papel fundamental no proporcionamento de cursos, treinamentos, capacitação e qualificação de colaboradores e oficiais.

A nível nacional devemos destacar a Anoreg-BR (associação dos notários e registradores do Brasil) que anualmente promove em parceria com as Anoreg’s regionais o congresso nacional de Direito Notarial e de Registro, este ano em sua XXVII edição, contou com a presença de inúmeros  inscritos e participantes das palestras e cursos ocorridos no evento.

Dentre as atividades do congresso está a premiação do PQTA – Prêmio Qualidade Total Anoreg-BR, que é parte fundamental do movimento de gestão e de qualidade nos serviços notariais e registrais. A premiação ocorre após todas as serventias inscritas passarem por auditoria, presencial, de um membro da entidade avaliadora que avalia todos os quesitos da norma ABNT-NBR 15906 – de que trata a gestão de qualidade nos cartórios brasileiros.

Mato grosso destacou- se por representar 28% dos inscritos premiados no programa.

Comparado a outros estados, Mato Grosso teve o maior número de premiados demonstrando, assim, o comprometimento e empenho dos cartórios em implantar e proporcionar um serviço de qualidade para seus usuários e colaboradores.

Em Mato Grosso existe um programa estadual que incentiva e proporciona os cartórios a participarem e desenvolverem estas práticas, a associação estadual Anoreg-MT , que atua ativamente nesse sentido, bem como, está na vanguarda de mecanismos que proporcionam a todos, desde a população aos colaboradores dos cartórios, maior acesso a informação e ao conhecimento, além de promover cursos e treinamentos.

Um dos mecanismos por ela utilizados é a plataforma de ensino à distância e os treinamentos presenciais em sua sede.

O programa estadual PEGSNR-MT – Programa de Excelência em Gestão nos Serviços Notariais e Registrais Mato-Grossenses, tem sistemática similar ao PQTA, porém, tem ações e práticas exclusivas que ajudam as serventias do estado a implantarem e desenvolverem as atividades de gestão.

O programa conta com o apoio e parceria de empresas especializadas no segmento, à exemplo o Instituto Evolução Humana de Mato Grosso, que é o fornecedor da plataforma EAD e, também, atua de forma direta na consultoria e assessoria para os cartórios de todo o estado.

Essas empresas são responsáveis por conduzir e orientar de forma independente o processo de gestão da qualidade nos cartórios que aderirem de forma voluntária ao programa.

Nós, do Instituto Evolução Humana, desenvolvemos um trabalho que vai desde a capacitação dos colaboradores até a implantação de softwares próprios, que fornecem os indicadores necessários para a perfeita gestão de processos e pessoal dentro do cartório, controlando índices de produtividade, desempenho e performance.

O intuito destes trabalhos, além da prestação de serviços de excelência, é a participação ativa dos cartórios como agente de transformação e fortalecimento nas atividades de suas comarcas, por meio de seu papel principal que é garantir a segurança jurídica nas transações.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26