Natura anuncia que irá abrir lojas físicas em 2016 (Foto: Divulgação)
A Natura anunciou nesta quinta-feira (19) que decidiu abrir sua primeira linha de lojas físicas. Segundo a fabricante de cosméticos, as primeiras unidades da marca no varejo tradicional serão inauguradas em 2016 "em grandes shoppings".
A nova estratégia acontece em meio ao avanço de outras marcas no mercado de venda diretas e a resistência de parte do público ao modelo de compra por catálogo. A transformação da Natura em uma empresa multicanal era uma cobrança do mercado, mas a Natura sempre evitou criar conflitos com a sua rede de mais de 1,3 milhão de consultoras no país.
"Estamos seguros de que novas oportunidades de compra dos produtos Natura em múltiplos canais fortalecerão ainda mais a venda direta, em um movimento benéfico para toda a nossa rede de relações, das comunidades fornecedoras de ativos da sociobiodiversidade às nossas consultoras, consumidores e colaboradores”, disse a companhia, em comunicado.
A Natura não informou o número de aberturas previstas para 2016. Em relatório a clientes, o BTG Pactual projetou a abertura de 10 lojas no ano que vem, a partir de abril, com investimento de R$ 3 milhões por unidade.
"Neste momento, a empresa realiza um teste para escolher a proposta arquitetônica e de serviços que melhor representará a nossa marca. Após o período de testes com clientes, as primeiras lojas físicas da marca serão inauguradas em 2016, em grandes shoppings", afirmou a Natura.
Lucro em queda
A Natura encerrou o terceiro trimestre com um lucro de R$ 131,8 milhões,
queda de 38,6% no lucro líquido na comparação anual. No acumulado em 9 meses, a empresa acumula ganho líquido de R$ 368,1 milhões, recuo de 27,5% frente ao mesmo período do ano passado.
No balanço de 2014, a Natura informou ter encerrado o ano passado com queda de 13% no lucro líquido anual e perda de 1 ponto percentual na sua participação de mercado.
Para os analistas do BTG, as lojas da Natura contarão com um ambiente diferenciado e níveis de serviço de excelente qualidade, tendo como alvo o público jovem da classe alta e média alta, a fim de aumentar o desejo pela marca.
Fonte: G1