Apesar das obras de recuperação da Avenida da Feb em Várzea Grande iniciarem, empresários da cidade afirmam que ainda aguardam com expectativa, pronunciamento oficial do governador Pedro Taques para retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos. Um dos maiores corredores comerciais de Várzea Grande, os empresários com comércio na avenida tem amargado há anos o prejuízo. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade Industrial, as medidas paliativas vêm a somar, contudo, o que se espera é a retomada da obra do modal.
Nesta terça-feira (10) equipes da secretaria de obras de Várzea Grande e de Mato Grosso já iniciaram as ações de recuperação das vias. Em entrevista ao Circuito Mato Grosso, o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande Breno Gomes reforçou que as primeiras frentes de trabalho já iniciaram entre a rotatória do Aeroporto e a Ponte Nova.
Gomes diz que o trânsito segue normal no trecho e que equipes da Guarda Municipal estão acompanhando o trabalho. Ele ressalta ainda que estas medidas são vistas como emergenciais pela prefeitura. “Temos que resolver este problema enquanto ainda não se decidiu o futuro do VLT. Para os empresários está medida vem a somar pois houve queda nas vendas de 30% e algumas lugares de 50%” diz.
Sem previsão de iniciar, as obras do VLT, ainda passam por 120 dias de consultoria, o que aumenta ainda mais a ansiedade dos empresários. “Enquanto o destino não for decidido, todas as melhorias são ganhos para o comércio, mas ainda continuamos na expectativa, pois os prejuízos são diários” confirma a CDL.
Conforme o secretário de Estado de Cidades Eduardo Chiletto, esta primeira fase de serviços na FEB tem duração de aproximadamente 30 dias. Ele informou que, posteriormente, os trabalhos entram na segunda fase, com intervenções definitivas nas obras dos Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT. Os blocos de 'gelo baiano' terão cor amarela, para facilitar a sinalização de quem circula pela avenida. Foi ainda discutida a possibilidade de reabrir o antigo retorno da FEB para facilitar o trânsito na parte baixa da avenida, quando for iniciado o remanejamento dos blocos de concreto.