Uma quadrilha especializada em furtar motocicletas do pátio de órgãos públicos foi desarticulada, pela Polícia Judiciária Civil, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte), nesta quinta-feira (05), na operação denominada Strike, que integra a operação Brasil Integrado, do Ministério da Justiça. O bando usava menores para prática dos crimes.
Na operação, 9 pessoas, sendo três adolescentes de 17 anos e um de 15, foram autuadas em flagrante pelo furto de mais de 100 motocicletas, que estavam apreendidas no pátio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do município.
Sete veículos foram localizados e recuperados, além de centenas de peças de motocicletas que haviam sido desmontadas. A suspeita é de que as motocicletas eram vendidas em cidades vizinhas e ainda negociadas em troca de outros veículos.
Os suspeitos Anizio Madaleno Souza Junior 19, Francimar Moreira Mendes, 25, João Vitor Vieira, 19, Lucas Santos Silva, 19, e Patrício Gomes Cabral, 18, foram presos por associação criminosa, corrupção de menores e furtos qualificados em Lucas do Rio Verde. Alguns deles também responderão por receptação. Os quatro menores também responderão, em ato infracional, pelos mesmos crimes de furto e associação criminosa.
O delegado Walter de Melo Fonseca informou que a quadrilha se autodenominava “Grupo Senta e Arrasta” e estaria à frente de cerca de 100 furtos de motocicletas, conforme afirmou um dos presos. “Era um grupo de menores que praticava direção perigosa, rachas, e tiveram a grande ideia de furtar motos do pátio da Ciretran”, disse o delegado.
“Diante dos vários furtos de motocicletas ocorridos nas dependências da Ciretran de Lucas do Rio Verde, a equipe de investigadores da Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde passou a monitorar e investigar esse grupo criminoso”, completou Melo.
A quadrilha agia, principalmente, no período noturno, aproveitando-se da grande quantidade de veículos recolhidos pelo órgão e também do pouco efetivo de segurança no local para subtraírem os veículos de responsabilidade do Ciretran.
Na manhã desta quinta-feira, o delegado Walter de Melo e equipe de policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão relativos à primeira etapa da operação, levando a detenção do bando. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara da Comarca de Lucas do Rio Verde.
Durante o interrogatório, o suspeito Lucas Santos Silva relatou ao delegado Walter de Melo que o grupo subtraiu cerca de 100 motocicletas em menos de um ano.
Diligências no sentido de localizar outros integrantes da quadrilha ainda estão em andamento e também buscas por demais veículos furtados.
Ainda, segundo informações do delegado Walter de Melo, foram identificadas também a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, envolvendo pessoas que tinham veículos apreendidos em função de autuações administrativas e que pagavam valores ilícitos a um dos vigilantes noturnos para realizar a retirada do automóvel, sem que este passasse pelo procedimento de regularização administrativa.
A operação foi coordenada pelos delegados Rafael Mendes Scatolon e Walter de Melo Fonseca Júnior, e contou com a participação de todo o efetivo da unidade policial.
(Assessoria)