Foto ilustrativa
A Policia Federal fechou os acessos a Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (a 485km de Cuiabá) e faz levantamentos para desocupação ilegal do garimpo. Segundo informações da PF, todos que estão no local estão sendo informados sobre a medida judicial para a desocupação da área. Ontem (22) aconteceu a primeira prisão no local e cerca de 33 gramas estão apreendidas.
Também estão sendo realizadas ações conjuntas com outras instituições para instruir os garimpeiros que a prática de extração de minérios sem a autorização é crime e que aqueles que insistirem em praticar a atividade responderão criminalmente, sendo passíveis de prisão, além de perderem todo o minério extraído e os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e na lavra.
A Assessoria de imprensa da PF, não deu maiores detalhes sobre a prisão, mas informou que um homem foi detido por estar em posse de 33 gramas de ouro. O garimpeiro foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres, onde está sendo ouvido pelo Delegado Federal Jesse James Rodrigues Freire, coordenador dos trabalhos policiais na região.