Bárbara, de 6 anos, recebeu doações em vez de presentes no seu aniversário (Foto: Priscilla Sales/Arquivo Pessoal)
Em vez de brinquedos, uma menina do Distrito Federal pediu algo diferente no seu aniversário de 6 anos: doações para idosos que moram em asilo. O desejo foi atendido nesta sexta-feira (16), em uma festa realizada na creche em que ela estuda no Núcleo Bandeirante. Com tema do filme infantil "Frozen", a comemoração reuniu cem crianças. Cada um levou alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e materiais de higiene pessoal.
A mãe de Bárbara, Alinie Rocha, de 36 anos, conta que a ideia surgiu após a filha assistir uma reportagem sobre maus tratos contra idosos. Sensibilizada, ela não tirou da cabeça que precisava ajudar. “Fiquei surpresa e totalmente sem reação quando ela me disse que gostaria de trocar os presentes de aniversário por doações para os velhinhos. Foram dois meses organizando tudo.”
Cerca de 70 idosos de um asilo localizado no Núcleo Bandeirante serão ajudados por Bárbara. Segundo a menina, a iniciativa deve se repetir nos próximos anos. "Foi o melhor dia da minha vida, com certeza. Não quero ganhar mais presentes, quero ajudar mais e mais os outros. Agora, meus aniversários serão só assim", disse.
Alinie conta que a solidariedade da filha fez com que colegas de classe também ficassem animados em realizar a troca de presentes por doações. Uma amiga já organiza entrega de brinquedos para crianças de um orfanato.
"Estou muito orgulhosa da Bárbara. No convite da festinha dela, escolhemos a seguinte frase: 'Contagie e se deixe contagiar'. Tenho certeza que ela está contagiado muitos corações por aí. Alguns pais vieram nos parabenizar e também pretendem copiar a ideia".
A orientadora educacional da creche que Bárbara estuda, Priscilla Sales, enfatiza que, em um ano trabalhando no cargo, nunca ficou sabendo de atitudes parecidas com a da menina. Ela diz que todos do local ficaram encantados e animados com a iniciativa.
"A Bárbara estuda na creche desde pequena, e é maravilhoso acompanhar o desenvolvimento de um caráter tão bonito e único. Dos 180 alunos convidados a participar, 100 vieram e doaram várias coisas. Foi lindo e mágico", comemorou.
Segundo a mãe de Bárbara, foram arrecados cerca de 20 kg de feijão, 40 kg de açúcar, 30 kg de arroz, 6 pacotes grandes de fraldas geriátricas e algumas cestas básicas completas.
"Ganhamos também sacos de farinha, café e materiais de higiene pessoal. Essa festa de aniversário foi, de longe, a melhor. Todos se divertiram com um brilho no olhar especial, as crianças estavam felizes de contribuir".
O lar de velhinhos Maria Madalena foi escolhido para receber as doações dos alunos. As crianças devem entregar pessoalmente os materiais na semana que vem. O G1 tentou contato com o asilo, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Fonte: G1