A cantora Joelma e o guitarrista Chimbinha não vão viajar juntos para o show deste sábado (26) em Sítio Novo, no Maranhão. De acordo com a assessora do Calypso, Joelma irá de ônibus de Fortaleza, onde fica o escritório do grupo, junto com o resto da banda enquanto Chimbinha seguirá de avião, em um voo comercial na madrugada de sábado.
Os músicos irão se apresentar juntos graças a uma liminar da justiça que garantiu a Chimbinha o direito de tocar ao lado da ex-mulher para honrar compromissos profissionais. A decisão suspende a medida protetiva estabelecida pelo judiciário do Pará com base na lei Maria da Penha no dia 11 de setembro, que impedia o músico de fica a menos de 100 metros de Joelma.
Retorno
A apresentação em Sítio Novo marca o retorno de Chimbinha aos palcos, já que desde 4 de setembro a banda Calypso se apresentava com o guitarrista pernambucano Ian Marinho, que chegou a fazer 4 shows ao lado de Joelma.
A última apresentação de Chimbinha com a banda havia sido no dia 30 de agosto, em Brasília. Inicialmente afastado do grupo por 15 dias enquanto se recuperava de uma cirurgia, o guitarrista não pode retornar mesmo após se recuperar por conta da decisão judicial que restringia a distância que ele deveria manter da ex-mulher. A liminar que garantiu o direito do guitarrista de se apresentar com a banda foi expedida na sexta-feira (18), mas ele não conseguiu se deslocar para o Tocantins em tempo de participar dos shows marcados no estado.
Maria da Penha
A medida de proteção foi solicitada pela Polícia Civil após Joelma registrar um boletim de ocorrência, alegando que se sentia ameaçada pelo ex-marido. O advogado de Chimbinha recorreu da decisão e conseguiu uma liminar garantindo ao músico o direito de se apresentar com o grupo.
O guitarrista também havia denunciado a ex-mulher à polícia, alegando ter sofrido difamação e atentados contra a honra por mensagens de celular. O caso está sendo investigado.
Fim do casamento
O casamento de Joelma e Chimbinha chegou ao fim no dia 19 de agosto. De acordo com a assessora da banda, a dupla deve continuar a realizar as apresentações agendadas – o grupo tem shows confirmados até 20 de dezembro, segundo informação no site oficial. A partir de janeiro de 2016 Joelma deve seguir em carreira solo. De acordo com a assessoria, ela irá se apresentar com o nome de trabalho "Joelma Calypso", cantando músicas do mesmo estilo da banda que a projetou.
Fonte: G1