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Vai prestar concurso? 5 dicas para organizar tempo de estudo

Alguma vez você já sentiu que não ia dar conta de estudar todo o conteúdo necessário para prestar um concurso? Se a resposta foi 'sim', saiba que sempre há dicas que podem ajudar a organizar o tempo e tornar os estudos mais produtivos. Um bom planejamento das tarefas do dia melhoram o rendimento pessoal.

A especialista em gestão e organização do tempo Patrícia Simões afirma que quando você não organiza suas tarefas e não planeja qual a sequência em que elas devem ser executadas, há uma grande chance de inverter as ordens de prioridade.

Para organizar melhor as tarefas e suas prioridades, veja 5 dicas a seguir: 

Faça uma análise dos seus hábitos 
Avalie-se por uma semana de trabalho estando atento aos seus horários, ao que você gosta de fazer e ao que não gosta e, por isso mesmo, acaba adiando. Perceba quanto tempo você perde com distrações como redes sociais, por exemplo. Contabilize tudo e você irá perceber que, com simples intervenções em sua rotina será possível ganhar tempo extra para você fazer o que ama. 

Use a rotina a seu favor 
Organização está diretamente relacionada a planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que te permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos potencializam seus resultados.Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações. 

Tenha em mente os benefícios 
Você precisa de mais tempo para fazer o que? Quando você tem um objetivo específico para um determinado espaço de tempo, terá ainda mais disciplina e foco para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma destas atividades. Sua motivação certamente potencializará seus resultados. 

Determine o que é urgente e o que é importante 
Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se torna urgente. Quando uma tarefa se torna urgente, você tem grandes chances de ficar estressado, deixar de lado outras coisas e criar uma sequência interminável de atropelos. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante e comece suas atividades pelos importantes, desta forma o que de fato precisa ser realizado será cumprido, sem que precise se tornar urgente. 

Planeje sempre 
Determine seus objetivos, trace um plano de ação e tarefas para alcançá-los e tenha disciplina. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, não corre o risco de se concentrar em coisas irrelevantes e deixar de lado o que de fato importa.

Fonte: Terra

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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