Cidades

Fuvest 2016 tem mais inscritos e vai usar nota do Enem

Estudantes da USP na Praça do Relógio. (Foto: Arquivo/Cecília Bastos/Jornal da USP/Divulgação)

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou, nesta quarta-feira (23), que a disputa por vagas nos cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa está ainda mais acirrada em 2015, se comparada com a concorrência do ano passado.

De acordo com a Fuvest, mais de 142,6 mil candidatos se inscreveram neste ano para tentar uma das vagas disponibilizadas pela USP. Em 2014, o número de inscritos para o vestibular ficou em 141.888.

Além do crescimento no número total de candidatos, a concorrência ficou maior também por causa do número de vagas ofertadas pela instituição de ensino.

Se no ano passado foram disputadas 11.057 matrículas através do vestibular da Fuvest, em 2015 os estudantes terão que brigar por 9.568 vagas. As outras 1.489 vagas serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a primeira vez que a USP adotará o exame como uma das formas de ingresso na instituição.

Apesar de a Fuvest ter anunciado que a concorrência será maior, a divulgação do número definitivo de inscritos e a relação exata de candidatos/vaga por carreira deve ser feita apenas a partir de 9 de novembro, segundo a Fuvest.

Os locais de prova da primeira fase serão anunciados em 23 de novembro. A primeira prova do exame ocorre quase uma semana depois, no dia 29.

Onde serão as provas
As provas da primeira fase serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo.

No interior do estado, a Fuvest aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Na segunda fase, os candidatos convocados que se inscreveram em Barretos farão as provas em Ribeirão Preto; os de Fernandópolis deverão se deslocar até São José do Rio Preto e os de Jaú e Marília serão realocados para Bauru.

Pontuação extra para alunos de escola pública
Alunos que fizeram o ensino médio em escola pública podem optar por aderir ao "Sistema de Pontuação Acrescida". Com isso, receberão um bônus na nota da 1ª fase e na Nota Final de Classificação. É preciso ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo os cursos supletivos.

Provas
A primeira fase será em 29 de novembro, domingo, com início às 13h. A duração será de cinco horas. A prova terá 90 questões sobre português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Na segunda fase, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:
– 10/01/2016 (domingo): dez questões de português e redação
– 11/01/2016 (segunda-feira): 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.
– 12/01/2016 (terça-feira): 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.