Cidades

Governo cria conselho estadual para proteção da comunidade LGBT

Foto Ahmad Jarrah

Por meio de decreto , o governo do Estado de Mato Grosso criou nesta terça-feira (22) o conselho Estadual (CELGBT) para combater a discriminação e promover ações de apoio a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Transgêneros). O decreto de número 253 circulou no Diário Oficial do Estado hoje (22).

O documento foi assinado pelo governador Pedro Taques e pelo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorileo. O conselho será de natureza consultiva e deliberativa e integrará a estrutura básica da Sejudh.

Conforme o decreto, o Conselho deverá formular e propor diretrizes de ações governamentais, em âmbito estadual, voltadas para o combate à discriminação e defesa dos direitos do público LGBT.

O CELGBT também será consultado para construção de políticas públicas para a população LGBT e poderá sugerir aperfeiçoamentos sobre projetos de lei que tenham implicações sobre os direitos e cidadania da população LGBT. 

O Conselho ainda vai receber, analisar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de discriminação e descumprimento de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. 

A diretoria do CELGBT será constituída de 14 integrantes titulares para um mandato de dois anos. Serão sete representantes do poder público estadual indicados pelos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Segurança Pública, Trabalho e Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico. 

Os outros sete representantes serão membros da sociedade civil, indicados por entidades sem fins lucrativos, além de entidades que tenham ações voltadas à promoção e defesa de direitos da população LGBT, selecionados por meio de processo seletivo público. Com Assessoria

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.