No meio da secura de setembro nasceu um POETA insistindo na cultura popular pensante e inovadora. De raízes fundas, mas com elaborações linguísticas altaneiras, SILVA FREIRE provou que é possível ser popular sem ser previsível, e promover a região evitando repetições. Elaborou situações literárias embriagadas de termos cuiabanos para tocar uma poética universal. O CIRCUITO CULTURAL SETEMBRO FREIRE chega com uma programação gigantesca em diversos pontos da cidade mexendo com escolas, museus, galerias e muitos artistas.
É a CASA SILVA FREIRE erguendo o mapa cultural da capital de MATO GROSSO com diversas parcerias institucionais e ações pedagógicas. É hora de vencer a incredulidade na vanguarda, é hora de superarmos aqueles que insistem em ver a população como uma massa tosca e infecunda. Chegou o mês da sequidade climática, mas da criatividade fértil, quando nasceu um bugrinho no meio do ano para encharcar Mimoso, Mandioca e lugares diversos por onde passou com a credibilidade no sadio popular, no povo pensante, na produção vigorosa para uma cidade salubre.
SETEMBRO é o mês do poeta mato-grossense, o mês que nasceu um SILVA pra todos nós da SELVA nos tornarmos ávidos em busca de uma cultura viva esperneando por transformações. Como diretor artístico dessa empreitada sana e vigorosa, aplaudo a CASA SILVA FREIRE e convido toda a população para seguir o mapa de eventos, acompanhar o seminário, conhecer a exposição e as diversas performances. Como cuiabano que sempre reclamou do tédio que esturrica nossos jovens, agradeço e aplaudo todos os visionários que colaboram com este grande serviço sócio cultural prestado pela CASA SILVA FREIRE em prol do ESTADO de MATO GROSSO.
O homenageado desta edição é o movimento INTENSIVISMO na pessoa do grande artista WLADEMIR DIAS-PINO que estará na capital para diversas ações.
Para comentar sobre ambos e a parceria com o Poeta SILVA FREIRE fui atrás da escritora e imortal CRISTINA CAMPOS que me recebeu com seguintes palavras: O INTENSIVISMO foi um movimento literário de vanguarda internacional gestado e dado à luz em Cuiabá, no final dos anos 1940. WLADEMIR DIAS PINO foi seu mentor, um sujeito genial que, até hoje, se destaca na invenção de poemas visuais, sempre em grandes quantidades de beleza surpreendente, como se verá neste Setembro Freire 2015, no Museu de Arte e Cultura Popular (UFMT), onde montará uma estrutura em forma de labirinto, na qual cerca de 1.500 poemas visuais serão afixados.
Naquela época, para poder adquirir um caráter de movimento, Wlademir convenceu alguns poetas mato-grossenses a se envolverem na produção intensivista, como Silva Freire, Othoniel Silva, Rubens de Mendonça, Gervásio Leite, Abner Gomes de Barros e Amália Verlangieri, entre outros. Freire provavelmente foi quem melhor compreendeu a proposta de Wlademir, tornando-se seu grande aliado (o poeta João Antônio Neto apelidou-os de “Cosme e Damião”). Articulou com ele diversas ações e intervenções, como o Quadriênio Carnavalesco Cuiabano (1976-1979), lembrado como um espetáculo de grande beleza. A produção literária freiriana em versos caracteriza-se por longos blocos poemáticos de temática regional e telúrica; na prosa, criou um novo gênero, o “croniconto”, com histórias saborosas que nos remetem à magia cuiabana de nossa infância.
www.casasilvafreire.org.br
A PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO CULTURAL SETEMBRO FREIRE 2015 acontece em diversos lugares da capital com públicos diferentes, em datas diversas e com propostas distintas. O ideal é você ler toda a programação detalhada no site da CASA SILVA FREIRE, ali você poderá verificar detalhes e nomes de vários artistas, doutores, professores e palestrantes, que participam deste grande circuito e que necessariamente não estão nesta lista sintetizada:
Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire 2015 – Cuiabá Experimental : 02 de setembro no Palácio Paiaguás 20h – Cerimônia de Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire 2015. Performance “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” Participação: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy. Mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro. Direção Artística: Luiz Marchetti. Consultoria: Maurília Valderez Amaral. Lançamento e distribuição da 2ª edição do Caderno de Cultura “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores”, de Silva Freire. No jardim do Palácio Paiaguás estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública “Cuiabá Experimental”. Coquetel e lançamento do livro “Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo”, de Mário Cezar Silva Leite, Co-edição Carlini & Caniato, Editorial/Cathedral Publicações.Setembro Freire na UFMT- Abertura Exposição “Cuiabá Experimental”
Dia 08 de setembro no MACP às 20h. Em forma de labirinto, uma referência visual (via Bossi) à cidade de Cuiabá que, ao mesmo tempo, é um cacho de interrogações de linhas retas, a exposição “Cuiabá Experimental” apresenta uma boa parte da produção poética de três movimentos de vanguarda da literatura brasileira, aparentemente separados: Intensivismo, Concretismo e Poema-Processo. A obra do poeta e artista WLADEMIR DIAS-PINO será exposta e o público convidado a interagir com o poema "A AVE", projeto intensivista, no qual a perfuração, a relação das cores, os gráficos (diagrama formado por indicadores de leitura), as leituras de manuseio e de camadas, além da sinalização, que assume, como na matemática, a potencialidade de níveis, antecipa o circuito integrado e o primeiro livro-poema, marco na literatura brasileira. A curadoria é da poeta e artista intermídia REGINA POUCHAIN.
Seminário Poéticas de Vanguardas, Resistências, Dissidências
Dias 09, 10 e 11 de setembro no Auditório do Centro Cultural da UFMT .O Seminário reúne em Cuiabá pesquisadores, artistas multimídias e escritores para o debate sobre as artes de vanguarda no Brasil e no mundo contemporâneo. Destaca-se assim a homenagem a um dos principais artistas-poeta-multimídia da contemporaneidade Wlademir Dias-Pino, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso. Serão realizadas conferências, mesas redondas, rodadas de conversas em torno da temática central do evento.
Lançamento do Livro “Provenientes do Azul” de Regina Pouchain
dia 11 de setembro no Auditório Centro Cultural da UFMT, às 18h30
Esta atividade faz parte da programação do Seminário Poéticas de Vanguardas, Resistências, Dissidências
UFMT das Crianças: Percursos com Wladimir Dias-Pino
De 09 a 30 de setembro no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) com alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas com agendamento escolar.
Setembro Freire no MAM-MT
Abertura da Mostra “Cuiabá Experimental” dia 09 de setembro no Museu de Arte de Mato Grosso às 20h. No jardim do Museu de Arte de Mato Grosso estarão expostos sete painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Dia 09/09, às 20h Coquetel de abertura com Performance Cia de Teatro Tibanaré e Conversas Literárias com a participação de: Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Rodrigo Brito, Joe Sales. Dia 10/09, às 19h30 Visitação à exposição nos jardins do MAM-MT – Conversas Literárias com a participação de: Gabriel de Mattos, Ivens Scaff, Allan Borges, Wudson Marcelo.
SETEMBRO FREIRE 2015 NO MUSEU HISTÓRICO DE MATO GROSSO
11 a 18 de setembro das 08 às 18h na Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso. Mostra de Poesias de estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro e da Escola CEADA – Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo, produzidos pelos alunos (as) após oficinas ministradas por Larissa Freire, com o tema: A POESIA VAI À ESCOLA, baseadas nas obras de Silva Freire em parceria com Wlademir Dias-Pino expostos em varal ou cordel.
MOSTRA DA EXPOSIÇÃO “CUIABÁ EXPERIMENTAL”
Na Praça da República estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Intervenção em grafite “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”. O grafiteiro Babu 78 faz uma leitura/intervenção dos textos “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”, do livro Trilogia Cuiabana, volume 2, de Silva Freire nos banheiros do Museu Histórico de Mato Grosso.Horário de visitação: das 09 às 18h
Local: Banheiro masculino e feminino do Museu Histórico de Mato Grosso.
SETEMBRO FREIRE 2015 NO MUSEU HISTÓRICO DE MATO GROSSO
De 11 e 18 de setembro, às 20h no Café e Artes – Praça da República / Museu Histórico haverá apresentação da peça Bugrinho pela Cia de Teatro Cena Onze, baseada na obra Trilogia Cuiabana, de Silva Freire. Trata-se de uma peça de teatro, interpretada por atores e atrizes do grupo de teatro que retrata a infância e a juventude de Freire, as brincadeiras de crianças, as críticas sociais, o lado cômico do povo cuiabano e as andanças do poeta pelos bares, pelas noites cuiabanas, onde ele criava seus poemas e discursos e era seguido por seus alunos (discípulos), dentre eles o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.
SETEMBRO FREIRE 2015 NA MANDIOCA
Arte e Cultura na Mandioca. 20 de setembro no Espaço Casa Silva Freire (Mandioca) às 16h. Em comemoração ao Dia do Poeta Mato-grossense – 20 de setembro, instituído na data natalícia do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire pela Lei n° 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do Deputado Estadual GUILHERME MALUF, no espaço da Casa de Cultura Silva Freire, que fica na esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico, acontecem atividades artísticas variadas inseridas na segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca”.
16h – Ninho Infantil – brincadeiras de criança para dar oportunidade de elas se voltarem ao lúdico.
17h – Lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e da Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.
18h – Performance “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” performance que será apresentada na abertura do evento dia 2 no Palácio Paiaguás, será novamente apresentada com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy. Mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro. Direção Artística de Luiz Marchetti e consultoria de Maurília Valderez Amaral.
19h30 – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso sob a regência do Maestro Fabrício Carvalho: “UM CONCERTO NO UMBIGO DO MUNDO”.
SETEMBRO FREIRE 2015 NA OAB- PROJETO LIBERDADE CONSENTIDA – OFICINA DE ARTES . 24 de agosto a 18 de setembro no Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) com Reeducandos. O projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’ foi concebido e implantado por Silva Freire quando ele foi presidente da OABMT durante o biênio 1985/87. A iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos reeducandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto foi encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e, como reconhecimento, os reeducandos inauguraram o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.
Setembro Freire 2015 na OABMT – Inauguração da “Galeria Silva Freire” dia 22 de setembro, às 19h. Solenidade de inauguração da “Galeria Silva Freire” na sede da OABMT, em Cuiabá, com exposição coletiva das obras dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babú Seteoito e exibição do vídeo-documentário de Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger convidados para ministrar a oficina no Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) na ação 'Liberdade Consentida' com apresentação de obras de autoria dos reeducandos, resultantes do trabalho.
Setembro Freire 2015 no Sesc Arsenal
Espetáculo Corpoema dia 26 de setembro no Salão social do Sesc Arsenal às 22h30. Bobby Baq e Thereza Helena dançam e ecoam corpo em voz, em corpo poemas de Silva Freire, durante o OVERDOZE do Festival Guaná.