Cultura

Casa do Parque traz obras que retratam os biomas mato-grossense

A flora mato-grossense do pantanal, cerrado e floresta amazônica invadiram a Casa do Parque na noite desta quinta-feira (16). A artista Tânia Prado se inspirou na vegetação mato-grossense e produziu mais de 20 obras inéditas para exibição, que ainda conta com cinco obras que participaram de exposições fora do país e mais duas que foram premiadas. “A exposição é 100% mato-grossense”, diz a artista.

"Extremos da Riqueza Mato-grossense: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica", traz obras produzidas com a pontas dos dedos, técnica adotada pela artista há anos por acaso. “Precisava produzir quadros para uma exposição e não estaca conseguindo com os pincéis. Quando usei os dedos, adorei o efeito, e principalmente, eles me dão uma liberdade maior. Percebi que a forma de me expressar também melhorou e me trouxe mais liberdade”, explica a artista. 

A primeira tela que pintou a mão já não está mais com ela, fez tanto sucesso que ganhou o prêmio Destaque Nacional. A monitora do Museu de Arte de Mato Grosso, Fatima Maria, foi à exposição conhecer as obras da artista e se encantou. “O trabalho dela é magnifico”, exclama.

“São obras que traduzem de uma forma muito sensível as belezas naturais de Mato Grosso. Eu enxergo nuances dos jardins de Monet em algumas obras dela, e conversando com a artista ela me revelou que realmente é a inspiração dela”, destaca a idealizadora da Casa do Parque, Flavia Salem.

Tania é paulista, bacharel em Letras pela Universidade de Marília, e tem uma carreira pontilhada de premiações nacionais e internacionais, vive e trabalha em Rondonópolis, onde há alguns anos, além de pintar, apresenta em seu ateliê diversos cursos de artes plásticas para jovens e adolescentes.

Mas foi a mudança para Mato Grosso que a fez encontrar sua grande inspiração: a flora mato-grossense. Morou em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis. E a mudança de uma cidade para a outra a fez mudar também a técnica utilizada para suas obras. Tal técnica levou Tania a expor suas obras em galerias e mostras de diversas cidades do mundo, como Paris, Roma, Dubai e neste ano em Londres, onde foi premiada com uma medalha de bronze. 

SERVIÇO

A exposição "Extremos da Riqueza Mato-grossense: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica", de Tania Pardo fica na Casa do Parque até o dia 22 de agosto.

A Casa do Parque se localiza na Rua Marechal Severiano de Queiroz, Nº 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, (fundos do Parque Mãe Bonifácia)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e