A flora mato-grossense do pantanal, cerrado e floresta amazônica invadiram a Casa do Parque na noite desta quinta-feira (16). A artista Tânia Prado se inspirou na vegetação mato-grossense e produziu mais de 20 obras inéditas para exibição, que ainda conta com cinco obras que participaram de exposições fora do país e mais duas que foram premiadas. “A exposição é 100% mato-grossense”, diz a artista.
"Extremos da Riqueza Mato-grossense: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica", traz obras produzidas com a pontas dos dedos, técnica adotada pela artista há anos por acaso. “Precisava produzir quadros para uma exposição e não estaca conseguindo com os pincéis. Quando usei os dedos, adorei o efeito, e principalmente, eles me dão uma liberdade maior. Percebi que a forma de me expressar também melhorou e me trouxe mais liberdade”, explica a artista.
A primeira tela que pintou a mão já não está mais com ela, fez tanto sucesso que ganhou o prêmio Destaque Nacional. A monitora do Museu de Arte de Mato Grosso, Fatima Maria, foi à exposição conhecer as obras da artista e se encantou. “O trabalho dela é magnifico”, exclama.
“São obras que traduzem de uma forma muito sensível as belezas naturais de Mato Grosso. Eu enxergo nuances dos jardins de Monet em algumas obras dela, e conversando com a artista ela me revelou que realmente é a inspiração dela”, destaca a idealizadora da Casa do Parque, Flavia Salem.
Tania é paulista, bacharel em Letras pela Universidade de Marília, e tem uma carreira pontilhada de premiações nacionais e internacionais, vive e trabalha em Rondonópolis, onde há alguns anos, além de pintar, apresenta em seu ateliê diversos cursos de artes plásticas para jovens e adolescentes.
Mas foi a mudança para Mato Grosso que a fez encontrar sua grande inspiração: a flora mato-grossense. Morou em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis. E a mudança de uma cidade para a outra a fez mudar também a técnica utilizada para suas obras. Tal técnica levou Tania a expor suas obras em galerias e mostras de diversas cidades do mundo, como Paris, Roma, Dubai e neste ano em Londres, onde foi premiada com uma medalha de bronze.
SERVIÇO
A exposição "Extremos da Riqueza Mato-grossense: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica", de Tania Pardo fica na Casa do Parque até o dia 22 de agosto.
A Casa do Parque se localiza na Rua Marechal Severiano de Queiroz, Nº 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, (fundos do Parque Mãe Bonifácia)