Os 50 anos de carreira de um dos artistas plásticos mais consagrados nacionalmente e os três anos da casa de cultura mato-grossense serão comemorados com a abertura da exposição “Travessia”, que acontece nesta quinta-feira (14.05), a partir das 19h, na Casa do Parque. Na oportunidade, o irreverente Humberto Espíndola recebe os convidados e faz uma retrospectiva de sua carreira com obras retiradas do acervo das colecionadoras Erika Abdala e Patrícia Marques.
O campo-grandense iniciou sua trajetória aos 13 anos, em São Paulo, quando decidiu fazer aulas de pintura. Mas foi com o curso de Jornalismo, que Espíndola conheceu mais dos grandes mestres da pintura, na disciplina de História da Arte. Seu primeiro quadro, “Fada”marca o início de sua trajetória como artista.
Mas é com a temática “Bovinocultura”, que traz toda a essência mato-grossense, além do simbolismo e da importância cultural, que seu trabalho ganha ainda mais notoriedade nacional e internacionalmente. Suas obras ganharam destaque no em mostras, bienais e museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Campo Grande, Cuiabá, além de outros países, como Itália, Japão, México, Cuba, Argentina, Colômbia, Venezuela, e mais.
Sobre as obras que compõem a exposição, o artista diz ter um carinho especial. “É uma coleção nova, não tem uma história sequencial, tem qualidade, e esse item é fundamental para qualquer amostragem. Nisso estou seguro nessa coleção que será apresentada. Amo todos os quadros que já pintei, confio neles, e cada obra é uma obra”, explicou Espíndola.
Já para a colecionadora e proprietária do acervo, Erika Abdala, o amor pelo trabalho do artista surgiu na mesma proporção de sua paixão pela cultura mato-grossense. “Travessia é uma exposição com alma. Há emoção em tudo. Nas obras, na história deste indescritível artista que é Humberto Espíndola, e na minha, pois há 35 anos me apaixonei pelos ‘Bois do Paiaguás’ e toda vida traduzida em pintura ali e, a partir de então, fui conhecendo e gostando das belíssimas telas que traduzem não só nosso Estado, mas toda sua essência”, destacou Erika.
"É uma honra receber esta estrela de primeira grandeza das artes plásticas no mês em que comemoramos três anos de abertura. Travessia vem coroar a nossa jornada de trabalho e fomento da cultura em Mato Grosso”, destacou a proprietária da Casa do Parque, Flávia Salem.
A exposição acontece entre os dias 14 de maio a 4 de julho na Casa do Parque, que está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, fundos do Parque Mãe Bonifácia. O espaço funciona de segunda a sábado, das 10h às 0h.
O público também pode optar pelas delícias do bistrô e a adega de vinhos que A Casa do Parque tem à disposição. As reservas podem ser feitas antecipadamente pelos telefones (65) 3365-4789 e (65) 8116-8083.
Da assessoria