Dois homens foram mortos pela polícia, neste domingo (3), durante um tiroteio nos arredores de um centro cultural próximo a Dallas, no Texas, Estados Unidos. No local ocorria uma exposição e um concurso de caricaturas do profeta Maomé. Um segurança também ficou ferido na troca de tiros.
De acordo com agências internacionais, o tiroteio ocorreu do lado de fora do Centro Curtis Culwell, localizado na cidade de Garland. A identidade das duas pessoas mortas ainda não foi divulgada. A polícia também apura se o tiroteio estava relacionado ao evento.
Após a troca de tiros, o local em que acontecia o concurso foi isolado e os participantes foram impedidos de deixar o prédio, mas foram liberados pouco depois.
A exposição era promovida pela Iniciativa Americana de Defesa da Liberdade, sediada em Nova York, que oferecia 10 mil dólares para o autor da melhor caricatura de Maomé.
Desenhos do profeta Maomé são considerados um insulto por muitos seguidores do Islã e têm causado episódios de violência ao redor do mundo. De acordo com a tradição islâmica, qualquer representação física do profeta é considerada ofensiva.
Em janeiro deste ano, um ataque ao escritório do jornal satírico "Charlie Hebdo", em Paris, deixou 12 mortos, entre eles os cartunistas Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, e o lendário Georges Wolinski. O jornal já havia sido alvo de um ataque no passado após publicar uma caricatura de Maomé.
Fonte: G1