Banana, cebola, alho que contêm inulina e frutooligossacarídeos (FOS) que estimulam o crescimento e a atividade das bactérias boas do intestino, aumentando a absorção dos nutrientes. Favorecem a maior absorção dos minerais, estimulam a proteína ligadora de cálcio, por isso excelente para os ossos.
Orégano, canela, cravo que contêm compostos fenólicos que ajudam na digestão, possuem ação bactericida e ação antioxidante (antienvelhecimento).
Azeite extravirgem e semente de linhaça possuem ácido graxo monoinsaturado, lignanas e flavonoides que aumentam o colesterol bom e reduzem o ruim, para mulheres melhora o ciclo menstrual (menos TPM). Ainda ajudam na depressão.
Cereais integrais contêm lignanas e fibras e vitaminas do complexo B, são ricos em cromo que diminui a compulsão alimentar e a vontade de comer doces; também diminuem a ansiedade, o nervosismo, a irritabilidade. Melhoram o colesterol, melhoram o intestino.
Frutas e verduras (folhosos) são ricas em flavonoides e carotenoides que diminuem o estresse oxidativo do organismo, além de ajudar o intestino a funcionar regularmente por serem ricos em fibras e água, e ajudam a varrer as toxinas do organismo (limpar).
Chá verde e chá branco contêm catequinas e epigalocatequinagalato que aumentam a frequência evacuatória, também possuem ação antienvelhecimento, são energizantes por conterem cafeína e aumentam a queima de gordura corporal.
Hortelã e erva-doce contêm quercitina que tem ação antienvelhecimento, além de melhorar a digestão.
Orégano, alecrim, tomilho contêm compostos fenólicos com ação digestiva e combatem a halitose.
Gengibre possui cumarina que tem ação antienvelhecimento.