Papa Francisco inicia nesta quinta-feira (15) visita às Filipinas, primeiro país católico da Ásia, ao qual leva mensagem de solidariedade. Procedente do Sri Lanka, ele ficará no país até o dia 19.
A chegada à Base Aérea Villamor, em Manila, está prevista para as 17h45 locais e, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, as viagens representam sinal consistente da atenção do papa ao Continente Asiático.
Às Filipinas – que foram visitadas pelos papas Paulo VI, em 1970, e João Paulo II, em 1981 e 1995 – o pontífice levará mensagem de solidariedade diante das diversas catástrofes naturais que têm assolado o território, especialmente o Tufão Yolanda que, há um ano, deixou 7 mil mortos e afetou cerca de 1 milhão de pessoas.
Francisco, que se vai deslocar em um papamóvel aberto, visitará a cidade de Tacloban, na Ilha de Leyte, praticamente destruída pelo tufão, onde se encontrará com alguns sobreviventes. Ele celebra missa na Catedral de Manila e se reúne com famílias.
Serão lembrados ainda os 20 anos da Jornada Mundial da Juventude, com João Paulo II, que reuniu 4 milhões de pessoas. O papa terá um encontro com jovens, no estádio da universidade, e uma missa, no Parque Rizal, ambos na capital.
Fonte: iG