Cultura

Arranjo Produtivo Local visa incentivo à produção cultural de MT

Com objetivo de fortalecer setores da economia criativa em vários estados brasileiros, entre eles Mato Grosso, a parceria entre Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério da Cultura (Minc), Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Incubadora Mato Grosso Criativo (MT Criativo) lançarão nesta terça-feira (16), às 14h, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá, na Casa Cuiabana.

O projeto prevê o incentivo aos setores de dança, gastronomia e artesanato, otimizando recursos, orientando para o aumento da produção, obtendo linhas de crédito e sinalizando novos mercados. Isso, recebendo verbas do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Para o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates, a iniciativa é um grande presente para os mato-grossenses. “O Arranjo Produtivo vai movimentar a economia local por meio da dança, artesanato e gastronomia de um modo sustentável, valorizando o trabalho dos nossos criativos, que geram produtos para serem consumidos por meio do turismo cultural”, destaca.

O APL é uma metodologia que promove a articulação e o fortalecimento de agentes produtivos de um mesmo território que desenvolvem atividades econômicas correspondentes e possuem vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. 

Geralmente, o APL reúne empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, cooperativas, associações, representações, organizações de treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, promoção e financiamento, além de agentes públicos.

De acordo com a assessoria, em Mato Grosso, a meta é diagnosticar as potencialidades regionais geradoras de receita que fomentam a economia criativa para, em seguida, traçar um planejamento estratégico com foco no fortalecimento dos envolvidos na cadeia produtiva local.

A finalidade é a construção de uma rota turística cultural que abrangerá os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.

Com a população de um milhão de habitantes e PIB aproximado de R$ 20 bilhões, a região é caracterizada por riquezas naturais como as Baias de Chacororé e Siá Mariana, Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Ainda conta com manifestações culturais, como as festas de São Benedito e do Senhor Divino, o Rasqueado, a Cavalhada e as danças do Cururu e Siriri, entre outras.

O lançamento contará com manifestações culturais do Estado como, Cururu, Siriri e a Arpilharia.

Serviço

Evento: Lançamento do APL de Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá

Local: Casa Cuiabana –  Av. Gen. Valle, 181 – Bandeirantes, Cuiabá 

Data: Terça-feira, 16 de dezembro, às 14h

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e