Moradores do bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, iniciam nesta terça-feira (16) um projeto de coleta seletiva do lixo doméstico. A associação de moradores Pró-Bosque da Saúde vão contar com o apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvan), que distribuirá cinco mil sacolas para a coleta dos materiais recicláveis.
Um caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Cuiabá ficará responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis todas as terças-feiras pela manhã. O lixo será encaminhado para a Coopemar – Cooperativa de Materiais Recicláveis (Aterro Sanitário), onde catadores fazem a separação e destinação final dos materiais.
Vale ressaltar que os materiais que vão ser recolhidos devem estar limpos e secos para que possam ser reutilizados. O papel, por exemplo, não pode estar molhado, sujo e nem amassado, somente pode ser dispensado rasgado ou inteiro.
O conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, quer que o projeto colabore com a mudança de hábitos da população para ajudar na preservação ambiental. “Esperamos que seja uma iniciativa exitosa, que contribua para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro além de gerar renda e inclusão social para as famílias envolvidas na coleta seletiva”. Segundo Alexandre, já há interesse de outros bairros em implantar o projeto.
Sandra Gasparetto, membro da diretoria da Associação de Moradores, avalia o projeto como fundamental para a vida dos aterros sanitários do município. “É uma demonstração de cidadania e responsabilidade pelo meio ambiente, uma forma de se tornar participativo e efetivo dentro da comunidade em que vivemos”.
A área de abrangência do projeto inclui as avenidas do CPA, Miguel Sutil, Jurumirim, Aclimação e Rua Senegal. Para mais informações, entre em contato por meio do telefone do Juvam (65) 3642-4064, das 12h às 18h. (com assessoria)