O professor de história do Sistema COC de Ensino Lucas Rosa destaca que é hora dos aprovados na primeira fase da Fuvest retomarem os estudos e dedicarem-se à segunda etapa do vestibular.
Nessa parte da seleção, alguns temas são recorrentes.
— É comum encontrarmos fatos que marcaram a história nacional ao longo do século XIX até as primeiras décadas da República brasileira.
Conteúdos, como a chegada da família real ao Brasil, a independência, a lei de terras de 1850, a abolição do trabalho compulsório, a ascensão da economia cafeeira, a Proclamação da República e o período republicano café com leite, são comumente abordados.
Ele também disse que é válido lembrar que, nessa fase, as questões exigem competências mais complexas, como, por exemplo, estabelecer relação entre fatos, interpretar e produzir gêneros textuais variados (charges, músicas, documentos históricos etc.).
— É muito provável ser cobrado do vestibulando uma relação entre fatos históricos e um determinado momento ou ocorrência do período citado ou ainda acontecimentos da atualidade. Possivelmente, o processo eleitoral de 2014 poderá ser abordado dentro dessa perspectiva.
R7