Nacional

Sem chuvas em dezembro, nível do Cantareira vai abaixo de 8%

Ainda sem receber fortes chuvas no mês de dezembro, o Sistema Cantareira registrou nova queda em seu nível na manhã desta segunda-feira (8). Segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o índice caiu de 8% para 7,8%.No último mês do ano, as represas do Cantareira receberam chuva apenas em dois dias. Porém, sem intensidade, as precipitações de 1,4 milímetro no dia 1º, e 1,9 milímetro no dia 5, não ajudaram na recuperação do sistema: excetuando as retiradas das cotas do volume morto, faz 236 dias (desde 16 de abril) que o nível do Cantareira não sobe. De lá para cá, foram constantes dias com queda e poucos com estabilização no índice do Cantareira.
O nível de 8% do Cantareira é referente à segunda cota do volume morto do sistema. Volume útil e primeira cota já se esgotaram.

Outros Sistemas

A chuva foi fraca nos outros quatro sistemas e não ajudou a elevar os volumes:
– Alto Tietê: sem chuva, o nível caiu de 4,8% para 4,7%;- Guarapiranga: sem chuva, o nível caiu de 32% para 31,8%;
– Alto Cotia: sem chuva, o índice caiu de 29,7% para 29,5%;
– Rio Grande: com chuva de 0,2 mm, o nível foi de 62,5% para 62,2%;
– Rio Claro: sem chuva, o nível caiu de 29,4% para 28,8%.

Limite de retirada reduzido no Cantareira

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) reduziram, em comunicado divulgado na terça, o limite máximo de retirada de água do Sistema Cantareira em dezembro.

As agências reguladoras estabeleceram que a Sabesp deve retirar, no máximo, 30 milhões de metros cúbicos de água dos reservatórios no mês. Em nota, a Sabesp informou que vai cumprir a determinação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus