Economia

Detentos confeccionam enfeites de Natal com material reciclável

Cerca de 60 reeducandos, entre homens e mulheres, trabalham desde julho deste ano na confecção de enfeites natalinos que irão decorar praças e outras áreas urbanas da cidade de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Os enfeites são produzidos a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis que foram arrecadados em uma gincana, que contou com a participação de várias escolas daquele município, conforme explicou o diretor da unidade, Edilson Sodré Oliveira. Entre os artigos produzidos pelos detentos estão árvores de Natal, bonecos de neve, velas natalinas, caixas de presente, sinos, Papai Noel, bengalas e arcos natalinos.

O diretor da unidade prisional estima que pelo menos 80 mil garrafas plásticas estão sendo usadas na confecção dos enfeites natalinos. O projeto teve início no Natal do ano passado e parte do material produzido naquele ano foi reaproveitada neste ano.

Os enfeites devem ser colocados em praças, pistas de caminhada, rotatórias e em uma lagoa da cidade. Segundo Oliveira, a decoração deve começar a ser instalada até o final deste mês de novembro.

A mão de obra dos detentos é compensada com a redução da pena. A cada três dias trabalhados, diminui um dia de reclusão dos detentos. Eles trabalham cerca de oito horas por dia em um local separado das celas.

“Depois que terminar esse projeto de enfeites natalinos nós vamos continuar a usar esse espaço para a realização de outros projetos. Porque não temos apenas o Natal. Logo vem a Páscoa e outras datas comemorativas e vamos continuar a produzir”, adiantou o diretor.

O projeto foi criado pela Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e visa, além de decorar a cidade, proporcionar aos detentos uma melhoria no tempo em que passam na prisão. “Além de aprendizado, proporcionamos a eles uma espécie de terapia ocupacional, inclusão social e bem estar. Estamos investindo na valorização deles”, concluiu o diretor.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26