Economia

Coca-Cola faz acordo e vai dar bolas a quem reclamou de promoção

Quase 900 consumidores que reclamaram de uma promoção da Coca-Cola realizada no início do ano vão receber bolas Brazucas, depois de um acordo da empresa com o Ministério Público.No início do ano, a fabricante de bebidas fez uma promoção em que os consumidores poderiam trocar tampinhas de refrigerantes por miniaturas de garrafas, chamada "Minigarrafinhas de todo Mundo". Segundo o MP de São Paulo, 883 pessoas registraram reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor por não terem conseguido realizar a troca.

A promoção, ainda segundo o MP, foi realizada em todo o país e encerrada antes do prazo previsto porque se esgotou o estoque de 7 milhões de miniengradados e minigarrafinhas."Embora a promoção estivesse atrelada à duração de estoque de brindes e ainda que a Coca-Cola tenha informado aos consumidores em comerciais televisivos e outras peças publicitárias de grande circulação, sobre o término antecipado da promoção, os produtos continuaram sendo vendidos veiculando a promoção e desencadeando reclamações nos órgãos de Defesa do Consumidor em todo o país", diz o MP paulista em nota.

Por conta das reclamações, a empresa assinou, em outubro, um Termo de Compromisso de Ajustamento para atender aos clientes que se sentiram lesados. Pelos termos do acordo, a Coca-Cola se comprometeu a enviar gratuitamente, a todos os consumidores que registraram reclamação, uma bola Brazuca Adidas customizada, que será entregue no prazo de 60 dias.

Para o próximo ano, a fabricante de bebidas também se comprometeu a realizar uma nova promoção de minigarrafinhas durante o ano de 2015. Tampinhas e aneis guardados pelos consumidores durante a promoção deste ano poderão ser usados no próximo.O acordo também estabelece que a empresa terá que aumentar o estoque de brindes em 40% em relação à promoção anterior, e que deverá informar quando esse estoque chegar a 30%.Uma página na internet deverá ser criada para informar sobre a promoção, onde deverá constar o percentual atualizado do estoque de brindes existente. O acordo fixa multa de R$ 20 mil para cada evento eventualmente descumprido.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26