Economia

Regime de chuvas deve voltar ao normal este mês, diz meteorologia

Nuvens de chuvas são observadas em várias regiões produtoras do Centro-norte do Brasil. Foram registradas chuvas nessas últimas horas sobre a região norte de Goiás, em grande parte do Tocantins, no oeste da Bahia e sobre as regiões sul do Maranhão e do Piauí. Assim, muito produtores dessas localidades deverão iniciar o plantio ou até mesmo dar continuidade, uma vez que os níveis de umidade do solo se elevaram.

As indicações são do agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, e elencadas no boletim ClimaNews, produzido em parceria com a Fundação MT. O informe desta segunda-feira (10) diz que, porém, "para essa semana, ainda continua de previsão de chuvas irregulares em todas essas regiões, o que poderá resultar em uma ausência de chuvas sobre as áreas desejadas/semeadas. Dessa maneira, os produtores ainda terão que ser muito cautelosos no momento do plantio, já que o regime de chuvas só deverá ser regularizado mais no final do mês de novembro".

De acordo com a publicação, essa condição de chuvas irregulares ainda continuará sendo observada ao longo dessa semana sobre as regiões produtoras de grãos do Centro-oeste e Sudeste. Isto é, há previsão de chuvas para todos os Estados pertencentes dessas regiões, contudo, o que se observará ao longo de toda essa semana serão chuvas pontuais, mais com boa frequência, assim, algumas dessas chuvas poderão não vir a ocorrer em áreas que estão necessitando de chuvas, como é o caso da região do Parecis em Mato Grosso, onde em alguns pontos não há registros de chuvas a mais de 10 dias e isso já começa a comprometer o desenvolvimento da soja semeada, além de manter paralisado o plantio.

"Um dos grandes motivos para a não regularização no regime de chuvas é a oscilação na temperatura das águas do Oceano Pacífico. E devido a essa oscilação no Oceano Pacífico, as chuvas ao longo do mês de novembro ainda continuarão irregulares, mas, por outro lado, continuarão com boa frequência, ou seja, deverão ocorrer chuvas diariamente porém, não de forma a abranger toda uma região e nem mesmo todo um Estado, mas continuará sendo observadas chuvas, podendo até mesmo em algumas localidades ocorrer chuvas acima da média".

Com isso, o plantio da soja, milho e das demais culturas de verão ainda não irá deslanchar como deveria, mantendo os percentuais de área plantada ainda muito atrasada em relação aos demais anos anteriores, podendo afetar tanto a produção final dessas culturas como também a área a ser cultiva de milho e algodão 2ª safra.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26