Cidades

Vacinação contra pólio e sarampo deve imunizar 38 mil em Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Cuiabá pretende imunizar cerca de 38 mil crianças de 6 meses a 4 anos de idade na campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde da família (PSF) no período de 10 a 29 de novembro e também nos centros de saúde da capital, a partir do início da campanha.Os chamados "dias D" serão nos sábados, 22 e 29 de novembro, em que as unidades da capital devem funcionar das 8h às 16h30 para que os pais possam levar as crianças para receber a vacinação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Cuiabá, a expectativa é imunizar 4.292 crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano e 33.838 de 1 a 4 anos no período de campanha.A mobilização nacional para imunização contra a poliomielite e o sarampo será feita entre os dias 8 a 28 de novembro em todo país.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.