Chega a sexta-feira e os salões de beleza começam a encher de pessoas que querem dar aquela repaginada no visual. Mas além da beleza, é importante também prestar atenção à saúde e tomar alguns cuidados, como alertaram a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Jô Nascimento no Bem Estar desta sexta-feira (31).
Doenças graves, como hepatite, infecções, micoses e até Aids, por exemplo, podem ser transmitidas dentro de um salão. Por isso, é importante sempre verificar se os materiais estão bem higienizados ou, se achar melhor, levar o próprio kit.Um alicate de unha, por exemplo, se não for bem higienizado, pode transmitir doenças, como hepatite e micose. Por isso, a dica é nunca compartilhá-los é preciso também observar se no salão existe autoclave e se os produtos estão higienizados dentro de saquinhos; mas de qualquer maneira, a melhor proteção é sempre levar o próprio.
Lixas e palitos também podem estar contaminados e transmitir verrugas e micoses nesse caso, é mais comum que os salões reutilizem, então é melhor também levar os próprios ou observar se eles são descartados. Já o esmalte não tem risco de transmitir doenças, mas é importante tomar cuidado com as alergias, como alertou a dermatologista.
Outros produtos que também devem ser levados de casa são os de maquiagem pincéis, lápis e máscaras de cílios, por exemplo, podem transmitir conjuntivite e infecções, como o terçol. Até o batom também exige cuidado porque há o risco de transmissão de herpes a dica é pedir ao maquiador para fazer uma remoção mecânica da camada superficial com um lenço de papel ou usar um pincel descartável. A cabeleireira Jô Nascimento alertou ainda para o risco da falta de higiene das escovas de cabelo se não higienizadas, elas podem transmitir piolhos, foliculite e micoses.
G1