Foto: Ednei Rosa
Após a liberação e as informações trazidas pelos pilotos do avião modelo King Air, que havia sido sequestrado em 20 de setembro, no município de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), o deputado estadual José Riva (PSD), afirmou que a polícia agora, só não localiza a aeronave se não quiser.
“Basta querer, porque é um local que já sabemos onde é”, disse o parlamentar. Riva assegurou inclusive, já ter comunicado a Interpol sobre a possível localização do avião. Segundo informações passadas a ele pelos pilotos, o King Air provavelmente está em uma região rural da Bolívia, chamada Santa Rosa.
“Mandei comunicar a Interpol que o avião está naquele local, próximo de Santa Rosa. Trata-se de uma região de muitas fazendas e que são usadas por traficantes. Lá é um sobe e desce de avião pequeno toda hora”, alertou o deputado.
Riva salientou, no entanto, que a aeronave roubada já foi completamente ‘remodelada’ pelos sequestradores e os traficantes que estariam negociando a venda da King Air.
“O avião foi totalmente remodelado, trocaram a cor, trocaram prefixo, aumentaram a autonomia dele, puseram tanque adicional para aumentar autonomia, certamente para fazer voos longos”.
Ainda assim, o deputado acredita que o avião ainda esteja no mesmo local onde os pilotos sequestrados ficaram. “Provavelmente o avião permanece lá ainda, até porque o avião voou três horas e meia (segundo narrativa dos pilotos), ele já havia voado aproximadamente 30 a 40 minutos de Cáceres a Pontes e Lacerda. Se a aeronave tem uma autonomia de 4 horas e meia, então ele não tem mais combustível para sair de lá”, alertou o social democrata.
Investigação
Riva ainda criticou o trabalho de investigações da polícia neste caso, tanto da policia brasileira, quanto da boliviana. “O trabalho da polícia não surtiu resultado, apenas constamos que que o serviço de inteligência da polícia brasileira, boliviana, polícia civil e federal não foi eficiente”, disse ele.
O parlamentar, contudo, minimizou e disse que “não dá pra condenar, até porque é uma situação realmente difícil investigar um caso em outro território”.
Leia Mais
“É um renascimento”, dizem pilotos sequestrados
Pilotos da família Riva são liberados por sequestradores
Jogo Brasil e Bolívia tem apelo por pilotos desaparecidos
Família quer interferência diplomática em buscas por pilotos
Pilotos planejam manifestação exigindo explicações sobre sequestro
Familiares cobram Governo sobre desparecimento
“Não desejo ao pior inimigo”, diz esposa de piloto desaparecido