Cidades

Rússia oferece ajuda aos EUA para abastecer a ISS após perda

A Rússia ofereceu ajuda aos Estados Unidos para o abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), após a explosão de um foguete durante a decolagem. O veículo espacial da agência espacial americana, a Nasa, deveria transportar mantimentos."Se recebermos um pedido para reabastecer em caráter de urgência a ISS, responderemos a esta demanda", afirmou o diretor da Agência Espacial Russa, Alexei Krasnov, em uma entrevista à agência estatal RIA Novosti. Mas Krasnov lembrou que a Nasa não solicitou a ajuda russa.

Um foguete não tripulado da companhia Orbital Science explodiu na terça-feira, seis segundos após o lançamento da missão no centro espacial de Wallops, na costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos), quando partiria em missão de abastecimento.A cápsula Cygnus transportaria uma carga de 2,2 toneladas até a ISS, para os seis astronautas que trabalham na estação.

A Rússia lançou o próprio foguete de reabastecimento na manhã desta quarta-feira, com 1,8 tonelada de mantimentos, a partir do centro de Baikonur, no Cazaquistão. Por isto, a perda do foguete americano teve um impacto "mínimo" no abastecimento do setor russo da ISS, explicou Krasnov.O valor do foguete americano era de US$ 200 milhões, sem contar os custos com a queda. Este foi o primeiro acidente desde que a Nasa começou a recorrer ao setor privado para abastecer a ISS.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.