Com a aproximação do Natal, os lojistas se preparam para atender a demanda aquecida, ampliando o quadro de funcionários. Neste ano, segundo as estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Cuiabá) as contratações devem ser semelhantes as do ano passado, num total de 818 vagas para Mato Grosso.
"As contratações irão acompanhar o ritmo baixo de desempenho da economia, sendo que, 70% das contratações temporárias serão para o setor varejista e os outros 30% para o setor de agronegócio e indústria", esclareceu o Presidente da CDL, Paulo Gasparoto.
Conforme pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) do total de temporários, 32% poderá ser efetivada uma redução em comparação ao ano passado que era de 53%. "O comércio varejista irá oportunizar milhares de vagas para a população, a garantia de efetivação do emprego dependerá exclusivamente da capacidade profissional, uma vez que, o comércio tem sentido dificuldade de encontrar pessoas qualificadas", explica o presidente.
Tradicionalmente o período de maior contratação é no mês de outubro, porém este ano o período de maior contratação será em novembro 38% e outubro com 37%. Este cenário mostra que os empresários estão temerosos, decidindo, portanto, esperar até o último momento para investir em mão de obra.
A maior parte das vagas disponibilizadas é para vendedores e balconistas (46%), função de caixa (28%), garçom (24%), repositor (15%), auxiliar de limpeza (10%) e ajudante de cozinha (6%).
Brasil
Em nível nacional o Brasil disponibilizará 209 mil vagas uma redução em comparação ao ano de 2013 em que o comércio varejista disponibilizou cerca de 233 mil vagas .
Assessoria